As aves domésticas podem ser mantidas de duas maneiras: externas e celulares. No material, falaremos sobre os recursos da segunda opção. Você descobrirá quais são suas vantagens e desvantagens, quais são os requisitos para as gaiolas, quais condições devem estar nelas e como cuidar das aves.
Conteúdo celular de galinhas
Este método possui críticas mistas. Por um lado, permite economizar espaço e tempo para a limpeza. Por outro lado, causa desconforto às aves que não conseguem se mover normalmente e precisam suportar a vida em uma área pequena.
Importante! Nas células, como regra, eles contêm galinhas que pertencem à direção do ovo ou do ovo da carne. A carne não é adequada para essa estada, pois, na ausência de caminhadas diárias, elas produzem menor sabor e qualidade.
Prós
- As vantagens do método de manutenção celular incluem:
- a possibilidade de colocar em uma pequena área um grande número de camadas - por 1 km². m pode conter até 10 indivíduos, enquanto que, com o conteúdo do piso, recomenda-se não exceder o número de indivíduos em 5-6;
- simplificação e aceleração da implementação de medidas de cuidado - limpeza e processamento com desinfetantes;
- o uso de menos ração - porque as galinhas não têm a capacidade de retirar os alimentos do alimento e pisotear;
- processo mais fácil de coleta de ovos - coletores especiais são usados;
- produção estável de ovos ao longo do ano;
- segurança de pássaros e ovos - em gaiolas eles são protegidos de pequenos roedores e predadores;
- a oportunidade para o proprietário controlar totalmente as condições em que os pássaros vivem.
Contras
- Entre as desvantagens de aves vivas de maneira celular, destacam-se:
- Investimentos financeiros significativos na compra de equipamentos e atendimento - para manter menos de 500 cabeças, esse método é economicamente desvantajoso;
- falta de conforto para as aves - nos países europeus o conteúdo celular foi reconhecido como desumano e gradualmente o abandonou;
- alimentação com alimentos compostos caros, pré-misturas, suplementos vitamínicos para reabastecer o corpo com as vitaminas e minerais ausentes;
- menor qualidade da carne em comparação com o conteúdo do piso;
- aumento dos custos de prevenção e tratamento de doenças, pois com esse conteúdo as galinhas ficam mais doentes;
- trauma nas patas quando a seleção de células é malsucedida;
- iluminação insuficiente;
- vida útil curta.
Você sabe As galinhas emitem cerca de 30 sons que eles usam para se comunicar. Na língua “galinha”, há sons que sinalizam a aproximação do perigo, a proximidade de comida, um ovo posto, simpatia por um galo, etc.
Como escolher uma gaiola de galinha
Gaiolas para aves podem ser feitas com suas próprias mãos ou compradas prontas. São uma caixa retangular com piso e parede frontal de malha, piso inclinado em um ângulo de 7 a 10 graus e calhas para rolar ovos. No fundo da gaiola é uma bandeja de areia. É desejável que o teto seja removível - é muito conveniente remover os pássaros, se necessário, limpar e desinfetar a caixa.Ao escolher, você precisa prestar atenção a essas nuances:
- Durabilidade - as hastes e as paredes devem ser feitas de materiais que o frango não possa penetrar ou danificar com o bico; o chão deve suportar o peso do pássaro.
- Segurança - todos os fixadores devem estar ocultos de maneira confiável, não devem conter farpas, áreas pontiagudas que o pássaro possa se machucar.
- Simpatia ambiental - como as galinhas e seus ovos são comidos pelos seres humanos, suas casas não devem conter substâncias que possam afetar adversamente os próprios pássaros e o corpo humano (geralmente as células são feitas de perfis de madeira e metal).
- Longevidade - os materiais dos quais a célula é feita devem servir por um longo tempo.
- Conveniência ao usar, limpar e coletar ovos.
- Conveniência ao alimentar e derramar água.
- Tamanhos de células - eles devem ser tais que a camada não possa ficar presa neles.
- A presença de iluminação artificial.
- Bebedores e alimentadores removíveis - as gaiolas podem ser vendidas completas com equipamentos para beber e alimentar, devem ser facilmente removidas para lavagem e processamento com desinfetantes.
As melhores raças de galinhas para gaiola
Se você planeja recorrer à localização celular de galinhas, precisará cuidar da aquisição de raças mais adequadas para essa residência. Quais pássaros são mais adequados para a vida nas células podem ser encontrados na lista:
- marrom quebrado;
- leggorn;
- Highsex Brown;
- Kuchinskaya.
Importante! Todas as raças de ovos listadas são capazes de mostrar alta produtividade apenas com boa nutrição, condições de vida limpas e iluminação adequada. Erros nesses parâmetros ameaçam a baixa produção de ovos.
Requisitos de célula
Existem certos requisitos para o tamanho, parâmetros climáticos e iluminação das casas de pássaros.
Dimensões
Como já observamos, as células podem ser compradas, com tamanhos padrão ou fabricadas com suas próprias mãos. O principal requisito de tamanho é a capacidade de cumprir o ajuste recomendado.As células padrão, onde cinco indivíduos podem ser acomodados, geralmente têm um comprimento de 1 a 1,4 m, uma largura de 0,5 a 0,7 m e uma altura de 0,7 m. Para 10 indivíduos, é necessária uma habitação com dimensões mínimas: comprimento - 2 m , largura - 1 m, altura - 0,7 m. Esses parâmetros variam de acordo com o fabricante. A área mínima recomendada da casa é de 0,5 metros quadrados. m
Para ajustar o número máximo de camadas em uma sala, as células podem ser colocadas em várias camadas. Sob eles está equipado um sistema para limpar a maca.
Densidade de desembarque e colocação de galinhas
Não mais de 10 indivíduos são colocados em uma gaiola padrão. A quantidade exata dependerá da raça, do tamanho dos indivíduos. A área recomendada para um indivíduo é de 0,5 a 0,6 metros quadrados. m
Vale a pena prestar atenção ao fato de que galinhas da mesma raça e da mesma idade devem ser colocadas em uma gaiola. Caso contrário, haverá dificuldades com a alimentação e a seleção de alimentos.É importante não superpovoar as células; caso contrário, as aves adoecerão, ficarão muito desconfortáveis e será difícil para o proprietário cuidar.
Normas de temperatura e iluminação
Na sala onde as células estão localizadas, ela deve ser controlada para que a temperatura não ultrapasse + 16-18 ° C. Elevar a coluna do termômetro acima de +30 ° C afeta adversamente a produtividade, acima de +36 ° C - ameaça insolação.
A umidade pode ser mantida no nível de 45-50%.
No verão, um bom fluxo de ar deve ser organizado, o que é garantido por ventilação de alta qualidade na sala e pela instalação adicional de ventiladores perto das células.
Para casas com uma área de 6 metros quadrados. m, a ventilação natural será suficiente - com a ajuda de janelas e janelas. Para salas com grandes dimensões, será necessário um sistema de suprimento e exaustão ou um sistema mecânico.A iluminação para galinhas deve ser fornecida em quantidade suficiente e os locais com sombra uniforme devem ser excluídos. Isso pode ser conseguido usando lâmpadas incandescentes térmicas, lâmpadas economizadoras de energia e lâmpadas LED.
Para uma produção estável e alta de ovos, é necessário organizar o horário de verão com duração de 14 a 16 horas. Durante a muda, é reduzido para 9 horas.
Para cada 2 metros quadrados. m da casa requer 1 lâmpada com uma lâmpada incandescente de 100 W ou uma lâmpada LED de 12 W. Dentro de casa, medindo 50 metros quadrados. Basta instalar 5 lâmpadas comuns de 40 watts cada.
Importante! A falta de iluminação ameaça reduzir a produtividade de galinhas poedeiras, problemas de saúde, deficiência de vitamina D e aumento da agressão.
Equipamento celular
O alimentador e o bebedor são colocados na parede de malha frontal. O alimentador corre ao longo de todo o comprimento e a uma altura de 10 a 15 cm do chão. É importante garantir que, para 1 indivíduo, haja 8 a 10 cm do alimentador. Normalmente, o equipamento de alimentação é feito de plástico de qualidade alimentar ou ferro galvanizado.
É aconselhável usar um bebedouro para mamilos - esta é a opção mais conveniente para galinhas. Em média, um indivíduo precisa de cerca de 0,5 l de água por dia para saciar a sede e o funcionamento normal do corpo. Para 5 galinhas, é necessário 1 mamilo. É melhor encher a água nos bebedores com a água depositada.Bebedor de mamilos A uma distância de 10 a 15 cm abaixo da gaiola, há uma bandeja deslizante de zinco, que coleta os excrementos de pássaros, penas, cotão e outros tipos de lixo. À mesma distância, uma calha de ovos é equipada. No final, há uma bandeja removível - os ovos rolam nela.
Como manter galinhas em gaiolas em casa
Ao colocar galinhas em uma gaiola, a alimentação e os cuidados serão feitos de maneira especial.
Alimentação
Como durante a criação de células, as aves não conseguem sua própria comida e reabastecem o corpo com as vitaminas e minerais necessários, sua alimentação é significativamente diferente da ração de galinhas mantidas de forma livre. Essas galinhas são alimentadas com pré-misturas e alimentos compostos, é possível com a adição de ervas e vegetais.Se uma dieta normal for usada, deve-se introduzir casca de ovo ou um aditivo que contenha cálcio. O cardápio diário deve conter 72% de carboidratos, 15% de proteínas, 2% de vitaminas, 6% de gordura, 3% de fibra, 2% de minerais. Isso pode ser conseguido através da compilação de uma ração de cereais, torta de óleo de girassol, gorduras vegetais e animais, carbonato de cálcio, vitaminas e sal. Introdução obrigatória de carne e osso, peixe, farelo de sangue. Duas vezes por semana, é útil administrar laticínios. Não esqueça que, para melhorar a digestão, as galinhas precisam de cascalho.
A alimentação de aves adultas é realizada três vezes ao dia. A porção diária é 120-130 g.
Você sabe Na Indonésia, criaram-se galinhas completamente enegrecidas, incluindo o pente, membros e até ossos.
Cuidados e limpeza
Você deve seguir o seguinte cronograma de limpeza de gaiolas e cuidados com as aves:
- Uma vez por dia - limpeza de lixo e lixo, lavando a panela para coletar excrementos.
- A cada 3 dias - limpar as hastes da gaiola, equipamento para alimentação e ingestão de água com um desinfetante.
- A cada 14 dias - processamento de soluções desinfetantes do interior da gaiola e paletes com a extração de aves.
Possíveis problemas e soluções
Os seguintes problemas de saúde costumam surgir com células que vivem em pássaros: osteoporose (uma doença do sistema músculo-esquelético), deficiência de vitaminas (hipovitaminose, raquitismo) e minerais. Considere os possíveis problemas e soluções:
- Osteoporose ou paralisia celular se desenvolvem devido à falta de cálcio e vitamina D. É acompanhado por uma violação do crescimento ósseo, exaustão, desidratação. A prevenção desta doença consiste em um controle rígido do reabastecimento do corpo com cálcio e vitamina D com alimentos, levando em consideração a idade e a produtividade da ave.
- Outra doença que geralmente se desenvolve em galinhas nas células devido à falta de vitamina D é o raquitismo. Manifesta-se amolecendo o bico, garras, peito, fraqueza, exaustão, falta de apetite. A prevenção consistirá na introdução de óleo de peixe, produtos lácteos fermentados, cenouras, farinhas de ossos, espinafre e mariscos nos alimentos.
- A deficiência de vitamina A é manifestada pelo crescimento atrofiado, deformação óssea e diminuição da produtividade. Para evitá-lo, as galinhas devem ter verduras, cenouras, urtigas e abóboras em sua dieta.
- Com uma deficiência de vitaminas do complexo B, surgem problemas com o sistema nervoso. É necessário garantir que, na alimentação das aves, haja uma quantidade suficiente de proteínas, farelos e grãos germinados.
- Com gaiolas montadas incorretamente, são possíveis ferimentos nas aves e perda de ovos. Esse problema é resolvido com a instalação de boas células com a instalação competente de todos os equipamentos.
- Todos os dias, o hospedeiro de aves engaioladas deve inspecionar o gado quanto a condições de saúde. Se um indivíduo doente for encontrado, ele deve ser colocado imediatamente em quarentena para evitar um surto maciço da doença.