A produtividade das aves depende em grande parte de sua dieta. Este artigo discute os melhores tipos de grãos para galinhas, a autopreparação de misturas e principalmente a alimentação de aves.
Qual grão é melhor para galinhas
Para garantir uma dieta balanceada para as aves, uma quantidade suficiente de minerais e vitaminas, sua nutrição precisa ser diversificada. As aves devem receber alimentos úmidos (purê) e legumes picados.
Mas a base da dieta é o grão:
- trigo - Ideal para galinhas poedeiras. Rico em vitaminas do complexo B e tocoferol;
- triticale (um híbrido de trigo e centeio) - uma alta porcentagem de proteína na composição, rica em minerais. Adequado para galinhas em ambas as direções;
- aveia - Graças aos aminoácidos, ajuda a recuperar após a muda. Uma fonte de oligoelementos valiosos (cálcio, sódio, ferro) contribui para o ganho de massa;
- milho - rapidamente digerido, nutritivo. Adequado para galinhas de carne;
- cevada - fornece ao corpo fibras, ácidos e carboidratos, promove a força da concha.
Você sabe Em 1981, o Golden Rooster Cinema Award foi estabelecido na China.
Consumo de grãos
Cada direção da produtividade das aves tem sua própria dieta, com predominância de determinados produtos, sua própria dosagem de grãos na dieta. Alguns cereais são bons para ganho de peso, mas ao mesmo tempo reduzem a produção de ovos, por isso é importante conhecer e observar sua taxa diária.
Para galinhas poedeiras
As camadas precisam de níveis mais altos de proteína para aumentar a produtividade. A base das misturas de grãos é o trigo. No inverno, pode representar 70% da dieta total; no verão, a quantidade é ligeiramente reduzida. Aveia e milho são produzidos em pequenas quantidades devido à abundância de fibras.
Antes de servir, os grãos são triturados, porque são muito grandes e a aveia também é espinhosa.
Importante! A fim de evitar a obesidade e reduzir a produção de ovos, os pássaros espalham comida no chão. Coletando, o pássaro está se movendo ativamente, mantendo assim o peso normal.
Em média, as galinhas poedeiras devem comer essa quantidade de grãos por dia (em% da dieta total):
- trigo - 60;
- cevada - 40;
- milho - 20;
- milho - 10;
- aveia - 10.
Para raças de carne
A raça da carne é chamada de frango de corte.
Para um bom ganho e engorda, as aves são mantidas em uma dieta combinada, cuja quantidade depende da idade (assim como do número de cereais presentes):
a) são necessárias galinhas de até 2 semanas (em% da dieta diária total):
- milho - 50;
- trigo - 16
- cevada - 8;
b) de 2 a 4 semanas (em% da dieta diária):
- milho - 48;
- trigo - 16;
c) com mais de 4 semanas (em% da dieta diária):
- milho - 45;
- trigo - 13;
- cevada - 8.
Para raças de carne e ovo
Para galinhas universais, a dieta é pensada especialmente com cuidado. Na composição, não difere da nutrição das raças de ovos, mas a quantidade de alimento deve ser maior em 15-20%.
Você sabe Graças aos 17.000 poros microscópicos da casca, os ovos são capazes de absorver completamente os odores circundantes.
A dieta diária aproximada do viveiro de carnes e ovos (em% da dieta diária total) é a seguinte:
- trigo - 70;
- cevada - 40;
- milho - 30;
- milho - 10;
- aveia - 10.
Características da alimentação de galinhas
Para o desenvolvimento e manutenção normais da saúde das aves, é necessário dividir os alimentos por estação. É necessário levar em consideração o período de muda, quando os animais precisam especialmente de minerais e vitaminas.
No inverno
No inverno, alimentos verdes não estão disponíveis; portanto, para que o pássaro não sofra uma deficiência de vitaminas, eles aumentam as normas dos cereais. É importante alimentá-lo com grãos germinados, pois contém mais nutrientes.
Dieta aproximada no inverno:
- grão inteiro - 70 g;
- triturado - 25 g;
- farinha de feno - 10 g;
- farelo - 10 g;
- batatas cozidas - 40 g;
- cenoura ralada - 20 g;
- beterraba ralada - 5 g;
- farinha de carne e ossos - 2 g;
- resíduos de carne ou peixe - 8 g;
- sal - 0,6 g;
- rocha de casca - 4 g.
No verão
No verão, há uma abundância de ervas suculentas (por exemplo, trevo e urtiga), ricas em todas as vitaminas necessárias para o crescimento e desenvolvimento normais; portanto, as normas dos cereais são mais baixas.O menu de verão é diferente do inverno:
- grão inteiro - 55 g;
- triturado - 45 g;
- farelo - 10 g;
- verduras frescas - 40 g;
- queijo cottage - 12 g;
- inverso - 15 g;
- resíduos de carne ou peixe - 5 g;
- farinha de carne e ossos - 2 g;
- sal - 0,6 g;
- rocha shell - 5 g.
O derramamento enfraquece o corpo do pássaro, durante esse período sua dieta deve ser mais abundante e equilibrada com elementos úteis. A parcela de cereais é aumentada para que o frango receba mais proteína.
Outros alimentos são adicionados ao feed:
- queijo cottage;
- soro;
- reverso;
- legumes ralados;
- verduras de feijão;
- casca de ovo esmagada e giz.
Como fazer um cereal se misturar
A mistura de ração ou grão pode ser preparada de forma independente, o que economizará dinheiro. Na alimentação de alta qualidade, pelo menos três tipos de grãos devem estar presentes. Certifique-se de adicionar vitaminas à mistura.
Na modalidade abaixo, as misturas podem ser substituídas por componentes básicos. A partir destes ingredientes (em gramas), a produção é de cerca de 1 kg de alimento:
- trigo - 500;
- milho - 150;
- cevada - 100;
- refeição - 100;
- farinha de carne e ossos - 140;
- farinha de feno - 50;
- levedura - 50;
- ervilhas - 40;
- complexo vitamínico - 15;
- sal - 3.
Os mais úteis para galinhas (especialmente para os que transportam) são grãos germinados. Também pode ser cozinhado em casa usando a imersão convencional.
Instruções de cozimento:
- Na sala onde ocorrerá o processo de germinação, a temperatura não deve ser inferior a + 20 ° C. Desinfecte o recipiente com uma solução de permanganato de potássio.
- Despeje o grão (20 g por indivíduo) com água em temperatura ambiente para que o nível da água cubra 2 cm e deixe por 12 horas.
- Mova o grão para um saco de pano e deixe-o em um palete para permitir excesso de líquido no vidro.
- Coloque a bolsa em um local quente e misture a mistura periodicamente. A camada na bolsa não deve ter mais de 5 cm, caso contrário, o grão começará a se deteriorar.
Importante! Embeber o trigo por mais de 3 dias levará ao aparecimento de um fungo; eles, por sua vez, — a doenças infecciosas de aves.
A produtividade de uma galinha poedeira, de frangos de corte ou de uma raça universal depende não apenas das condições de detenção, mas também da alimentação do pássaro. Se adequadamente selecionada e otimamente saturada com as substâncias necessárias, a composição dos grãos garantirá a saúde das aves e o lucro para o proprietário.