A amoreira (Morus) é uma planta decídua e pertence à família das amoreiras. Tem muitos nomes populares: amoreira, amoreira ou titina. Os frutos da cultura são ricos em vitaminas e minerais, comestíveis e também, dependendo da variedade, pintados em branco, rosa ou roxo escuro. Vale a pena conhecer a planta de perto e descobrir se há diferenças entre o sabor das bagas claras e escuras.
Descrição de bagas de amoreira
Nos últimos 100–150 anos, criadores profissionais e jardineiros amadores criaram variedades frutíferas de amoreira com deliciosas bagas. Os frutos da amoreira são pequenos e similares em forma às framboesas ou amoras - sementes comestíveis carnudas.A amoreira amadurece gradualmente, baga após baga, por um longo período de tempo (de 45 a 60 dias), e não simultaneamente.Eles crescem de cerca de 1 a 3 cm de comprimento, têm uma polpa sedosa sem fibras, na qual as sementes quase não são sentidas. Quase imediatamente após o amadurecimento, os frutos caem no chão, por isso é muito importante coletar a tempo. Não apenas a cor, mas também o gosto das amoras brancas e pretas são muito diferentes. Devido à alta concentração de vários nutrientes, a amoreira é muito útil para os seres humanos.
Primeiro de tudo, é recomendado por médicos para pessoas com anemia. O alto teor de ferro nas bagas promove a regeneração dos glóbulos vermelhos, e isso, por sua vez, aumenta a distribuição de oxigênio em importantes tecidos e sistemas do corpo, ajudando a aumentar o metabolismo e otimizar a funcionalidade dos órgãos. Farmacologistas estão usando ativamente os frutos da amoreira para a fabricação de vários medicamentos - geralmente como um dos ingredientes.- As propriedades medicinais da amoreira têm um efeito positivo em:
- melhora da digestão;
- baixar colesterol;
- perda de peso acelerada;
- normalização da circulação sanguínea;
- estimulação metabólica;
- construção óssea;
- aumentar a imunidade;
- prevenção de câncer;
- retardando o processo de envelhecimento;
- baixar a pressão sanguínea e proteger a saúde ocular.
Amoreira branca
A cada ano, a árvore é coberta com muitos frutos pequenos, rosa-claros ou brancos, com suco claro e claro. Seu comprimento raramente excede 1 a 1,2 cm A amoreira é mal armazenada e perde suas propriedades úteis literalmente três dias após a colheita. Para evitar que isso aconteça, é recomendável secar ou congelar. Ao usar qualquer um desses métodos, o valor nutricional das frutas é totalmente preservado.As bagas têm um sabor muito doce e suave, que pode parecer um pouco sem graça, uma vez que praticamente não tem acidez.
Além de sua principal tarefa - saturar o corpo com substâncias úteis, a secagem de amoreira é perfeita como adoçante natural para alimentos. Durante o frio, uma bebida quente recém-fabricada, feita a partir de frutas secas, beneficiará os pacientes, pois causa sudorese abundante e baixa a temperatura.
Amoreira preta
Esta variedade de cultura é caracterizada por frutas maiores e suculentas, com um bom equilíbrio de doçura e ácido. Um sabor agradável permite que você use as frutas para a preparação de todos os tipos de doces, sobremesas e bebidas.
Importante! O jardineiro deve colher luvas pretas com amoras pretas nas luvas, pois o suco escuro mancha rapidamente a pele e deixa manchas desagradáveis que são difíceis de lavar.
As pessoas que cultivam a amoreira precisam lembrar que o tempo de colheita afeta o sabor. Se a colheita for removida da árvore muito cedo, a polpa do fruto será bastante dura e um teor de ácido muito alto durante esse período os tornará insípidos, quase intragáveis.
Como é o sabor da amoreira?
Muitas frutas diferentes crescem em continentes diferentes, e cada uma delas tem seu próprio sabor. Esta afirmação é verdadeira para os frutos da amoreira, todo mundo que se deliciava com seus frutos lembrará para sempre a doçura de seu suco.
Alguns especialistas em cultura afirmam que os frutos da amoreira preta deixam um sabor residual semelhante a toranja na boca, enquanto outros o comparam com variedades azuis de uvas selvagens. O sabor da amoreira branca devido ao seu conteúdo abundante de açúcar e à falta de acidez tem algumas semelhanças com a carne de melão não muito doce.Você sabe A maioria dos povos orientais considera a amoreira sagrada; sua casca é usada para fazer amuletos que protegem os proprietários dos feitiços do mal.
Existem diferenças de sabor entre os frutos das amoras brancas e pretas, mas ambos os tipos de cultura são muito úteis para os seres humanos. É por isso que, no verão, é aconselhável desfrutar de muitas amoras e fortalecer o corpo com vitaminas e minerais antes do início do tempo frio.