Uma mudança no comportamento ou aparência dos animais deve alertar cada proprietário responsável, independentemente da finalidade de manter os coelhos. O motivo da aparência dolorosa dos animais de estimação geralmente não é um vírus, mas vermes que infectam o corpo de um animal e o prejudicam.
Fontes de infecção e fatores de risco
- insetos sugadores de sangue;
- comida não processada;
- nascente crua, água de poço;
- contato com o solo (terra).
Fatores de risco comuns para infecção incluem:
- a presença de outros animais em contato com o indivíduo;
- caminha na rua (comendo algo do chão);
- grama arrancada da rua;
- feno.
De fato, um coelho, como uma pessoa, pode ser infectado em qualquer lugar.
Sintomas
Sintomas de invasão helmíntica:
- o indivíduo costuma beber muito;
- evacuações frequentes (mais frequentemente do que o habitual);
- muco verde nas fezes;
- diarréia ou constipação, fezes heterogêneas;
- perda de apetite ou, inversamente, absorção descontrolada de alimentos;
- perda de brilho saudável;
- queda de cabelo;
- turvação da esclera dos olhos;
- letargia do animal;
- comichão no ânus (inquietações de animais de estimação).
Se você está assistindo um animal de estimação, é fácil perceber esses sintomas. Mas antes de iniciar o tratamento, é aconselhável verificar com segurança se o animal tem vermes consultando um veterinário.
Você sabe Dependendo do estágio avançado e do número de parasitas, eles podem beber até 500 ml de sangue animal por dia.
Razões para sua aparência
Existem quatro razões condicionais para o aparecimento de vermes em um coelho:
- Invasão através do solo em contato com a terra e as águas subterrâneas - ovos de helmintos entram na água e pousam com fezes humanas e animais; ovos de parasitas também são transportados por moscas.
- Infecção por contato direto com a transportadora - se foram encontrados vermes em um animal, a prevenção deve ser feita para todos.
- Ingestão de ovos por ingestão - parasitas podem ser encontrados na grama e no feno, vegetais e frutas não lavados.
- Picadas de insetos - Mosquitos que espalham dirofilariose (vermes no coração, cérebro, debaixo da pele, olhos e outros órgãos) são especialmente perigosos.
Efeito no coelho
Helmintos e todos os outros tipos de vermes parasitam no corpo, localizados em diferentes órgãos internos. Eles podem viver não apenas no intestino, mas também nos pulmões, brônquios, baço, fígado, quase em toda parte. Para a questão de saber se um coelho infectado por vermes pode ser perigoso para os seres humanos, a resposta é sim - sim. Os ovos do parasita podem se espalhar até pela respiração de uma pessoa infectada.
Os vermes se alimentam de sangue, nutrientes, linfa, privando o corpo do que precisa receber. Como resultado da atividade vital dos endoparasitas, a integridade do trato gastrointestinal entra em colapso, o funcionamento dos órgãos internos nos quais os vermes se instalam é perturbado, problemas com o metabolismo, a digestão aparecem e ocorrem processos inflamatórios.
Os parasitas reduzem significativamente o sistema imunológico do animal, causando várias hemorragias e focos necróticos nas membranas mucosas.Importante! Infestações helmínticas graves em um coelho podem ser fatais. Tal resultado é esperado com bloqueio e ruptura das paredes intestinais, intoxicação e exaustão.
Métodos de tratamento
A coisa mais importante a fazer quando os vermes aparecem nos coelhos é arrastar os parasitas sem demora. Para isso, existem medicamentos especiais e remédios populares.
Antes de um animal anti-helmíntico, não será supérfluo examiná-lo. Mas o problema é que os mesmos helmintos e seus ovos nem sempre são visíveis nas fezes, isso só acontece com uma reprodução forte, então você precisa fazer uma esfregaço várias vezes dentro de 3 dias. Você obterá um resultado mais preciso ao fazer um exame de sangue - sua composição muda durante invasões, são formados anticorpos que combatem a invasão estrangeira.
A gravação de ectoparasitas é necessária colocando o paciente em quarentena e excluindo o contato com outros animais e pessoas. Você pode escolher o que tratar a invasão por conta própria, após consultar um veterinário.
Medicamentos
As medidas mais eficazes para o tratamento médico de animais de vermes são medicamentos administrados por via subcutânea.
Gamavit e Albendazole são tomados no complexo. O primeiro aumenta a imunidade do animal, o segundo leva à morte de vermes. Gamavit é administrado por via subcutânea na cernelha durante os dois primeiros dias, na dose de 1 ml por dia. Nos próximos três dias, o Albendazol é administrado (tomado por via oral) - 0,75 ml duas vezes ao dia. Os próximos três dias são Gamavit.Existem outros medicamentos veterinários comuns, por exemplo:Você sabe Um coelho choramingando, grunhindo e rosnando quieto fala de sua irritação e descontentamento. Um ranger alto de dentes indica agressão ou medo.
- Drontal - 1 ml por 1 kg de peso uma vez;
- Pirantel - 0,1-0,3 ml por três dias consecutivos;
- Dirofen - 1 ml por 1 kg de peso uma vez.
Remédios populares
Sem custos financeiros, você pode usar métodos populares para livrar coelhos de vermes usando tansy, absinto ou agulhas. Esses mesmos remédios são bons para prevenção.
Absinto tem excelentes propriedades anti-helmínticas, tratamento eficaz de ervas. Ao mesmo tempo, o animal de estimação vai comer sozinho. Adicione à dieta diária pelo menos 30% desta erva da ingestão diária de alimentos vegetais. Um tratamento semelhante para o tansy.As agulhas de abeto são boas no inverno, quando não são encontradas ervas frescas. Mas você precisa coletar agulhas a uma temperatura não superior a -20 ° C. Menor é possível, mais alto é impossível, caso contrário, os óleos essenciais prejudicam o coelho.
Para aumentar o efeito, faça uma infusão de tansy ou absinto: 1 colher de sopa. eu plantas despeje um copo de água fervente e insista 4 horas, após o qual o líquido é decantado e permitido beber 2 ml duas vezes por dia.
Prevenção de helmintíase
Se você está procurando a resposta para a questão de saber se há 100% de proteção contra worms, eles não o são. Todos os coelhos estão em risco, mas a prevenção pode reduzir significativamente esse risco:
- limpe regularmente a gaiola do animal e pelo menos duas vezes por mês desinfete completamente seu habitat, alimentadores e bebedores;
- ventilar a sala - isso evita o crescimento de bactérias nocivas e a putrefação dos alimentos para animais, que podem atrair moscas;
- proteger coelhos de outros animais;
- cortar a grama o mais longe possível do cemitério de gado, aterro, pântanos;
- não colete grama onde as lesmas vivem - elas também são portadoras de ovos de vermes;
- adicione regularmente tansy e parte de absinto à dieta;
- lavar vegetais crus e outros vegetais.
Se seus animais de estimação andam na rua, pelo menos uma vez a cada seis meses, é aconselhável administrar medicamentos veterinários para prevenção.
É possível comer carne de coelhos doentes
Não é recomendável comer carne de coelho com infestação helmíntica, mas o Ministério da Saúde não proíbe categoricamente. De acordo com a recomendação dele, antes de comer a carne de um animal doente, é necessário congelá-la no freezer por pelo menos 72 horas, cozinhar por muito tempo e salgá-la bem. Usar ou não usar - a escolha é sua.
Como qualquer outra doença, a invasão helmíntica em coelhos deve ser tratada imediatamente. Não fazendo nada, você corre o risco não apenas da perda de animais, mas também de sua própria saúde.Importante! Vermes mortos e seus ovos podem causar uma reação alérgica e intoxicação alimentar. Dar carne a coelhos doentes por esses motivos não é recomendado para cães e gatos.