Recentemente, a precipitação não apenas reabasteceu as reservas de umidade no solo, mas também levou a uma diminuição na taxa de semeadura.
De acordo com o Sumy Regional Center for Hydrometeorology, de 11 a 16 de abril de 2019, a precipitação total nas terras da região variou de 42 a 101% da norma mensal, informou o Departamento de APR da Administração Estatal Regional de Sumy.
Atualmente, agrários da região de Sumy semearam 48,6 mil hectares de área com culturas precoces de grãos e leguminosas, o que corresponde a 80% da previsão.No total, essas culturas foram semeadas: trigo de primavera - 2,1 mil hectares; cevada de primavera - 34,2 mil ha; aveia - 7,9 mil ha; ervilhas - 4,4 mil hectares. O milho foi semeado em uma área de 11,9 mil ha (3% da previsão). Uma área de 889 ha foi plantada com beterraba sacarina e 818 ha com estupro de primavera.
43,4 mil ha foram semeados com girassol. A semeadura de primavera na região de Sumy ainda está em andamento. Anteriormente, foi relatado que, devido ao recente resfriamento acentuado no início desta semana, acompanhado por precipitação, a campanha de semeadura de milho e girassol na região de Vinnitsa foi suspensa.Os agricultores do Berezovsky FG conseguiram plantar experimentalmente apenas 10% das áreas projetadas com girassol. Os agricultores da Vinnytsia planejavam retomar hoje a campanha de semeadura dessa cultura.