Na Ucrânia, uma escassez de fertilizantes NPK está começando a ser sentida. UAH / t (СРТ), relatórios da bolsa de mercadorias on-line KYIV MERCANTILE EXCHANGE (KME).
Segundo especialistas, o NPK da Bielorrússia age ritmicamente. Mas ainda não há importação de outras fontes, mas a produção doméstica está crescendo muito lentamente.
“Os fertilizantes fosfóricos estão sendo comprados de volta bastante ativamente. No início de julho de 2019, o Sulfoammofhos não era suficiente, os produtos foram comprados por importadores ucranianos da Romênia, Bulgária e até da Turquia. O custo do produto aumentou para 13 mil UAH / t, CPT. A concorrência não permite aumentar o preço, mas em agosto esperamos um aumento maior nos preços dos fertilizantes NP ”, afirmou o relatório.
A Dneproazot e outros fabricantes ucranianos não esperam que a carbamida fique mais barata no mercado externo. Agora, o preço é de 8,6 a 8,8 mil UAH / t para grandes lotes de uréia a granel, é relevante.
“A redução de preço do nitrato está atrasada, talvez em agosto a situação se torne mais clara. Até agora, os fornecedores russos venderam lotes com sucesso em agosto, de modo que o "buraco" será quase invisível e o salitre poderá ser comprado em um futuro próximo para introdução no outono. Outro problema é que as compras na primavera podem começar entre setembro e outubro ”, afirmam traders.
O primeiro lote de sulfato de amônio da Bélgica já foi entregue na Ucrânia, as mercadorias foram vendidas pela primeira vez a 5,9 mil UAH / t (EXW), agora - a 6,4 a 6,5 mil.O preço médio do sulfato de amônio granular de alta qualidade começa em 7 mil Portanto, os preços do produto belga são mais do que atraentes.
A propósito, a ureia uzbeque e turcomena é ativamente oferecida no Mar Negro, mas o preço de US $ 272 / t ainda não atende a críticas positivas dos clientes.