Que apenas os criadores não cruzam para aumentar o rendimento, melhorar o paladar e obter imunidade a doenças em novas variedades de plantas. Cruzando amoras com framboesas, obtivemos um novo tipo de híbrido que pode tolerar invernos rigorosos, dar uma boa colheita de frutas saborosas e saudáveis.
As principais características do híbrido de framboesa e amora
Criadores suíços começaram a cruzar framboesas com amoras em 1969 e, desde então, novas variedades se tornaram cada vez mais populares entre os jardineiros. Tendo absorvido as melhores qualidades dos pais, Ezhemalin oferece uma boa colheita desde meados de julho até as primeiras geadas.
Aparência e características da planta
As framboesas de amora-preta podem ser distinguidas de diferentes variedades de framboesas por uma grande baga oblonga. A massa de uma pessoa pode atingir até 10 g, do mato você pode coletar 9 kg de frutas. Sabor doce, ligeiramente azedo e aroma agradável pronunciado.
Cor de marrom a chocolate. Frutos completamente maduros podem ter uma cor preta. A baga é volumosa, suculenta, cresce com pincéis de até 15 peças. Os arbustos podem ser com espinhos e sem, como uma amora pode se espalhar pelo chão ou como framboesas crescem até 1,5 m.
A peculiaridade do híbrido não está apenas no sabor, mas também no amadurecimento. Até a variedade mais antiga começará a produzir colheitas depois das framboesas comuns. A primeira colheita será em meados de julho.
As principais características das bagas
100 g de produto contém 1,5 g de proteína, 0,5 g de gordura e 4,4 g de carboidratos, 34 kcal. Ninguém contesta o valor nutricional das bagas, pois além de monossacarídeos, ácidos orgânicos e substâncias biologicamente ativas, elas também contêm fósforo, cálcio, enxofre e ferro. Sendo um forte antioxidante, eles são capazes de remover toxinas do corpo.
Vantagens e desvantagens
- Para cada híbrido, predominam as boas qualidades dos moduladores genéticos alcançados por meio da seleção:
- orientação profusa;
- frutas grandes e volumosas;
- não requer cuidados adicionais;
- tolera facilmente as primeiras geadas e invernos amenos;
- agradável e rico aroma a frutos silvestres;
- a maioria das variedades não tem espinhos;
- tolerância à seca.
- As desvantagens incluem:
- durante o transporte, perde sua apresentação;
- algumas variedades são abundantemente cobertas de espinhos;
- um pouco azedo.
Plantio e preparação
Sempre que você decide plantar mudas na primavera ou no outono, elas toleram perfeitamente o período de enraizamento.
Seleção do local e preparação do solo
A ezemalina, como as framboesas, ama o lado ensolarado e não suporta correntes de ar, mas ao mesmo tempo tolera facilmente a seca, não tolera alta umidade, o que permite que doenças e apodrecimento das raízes se desenvolvam.
Você sabe Bagas de baga têm propriedades curativas, podem ser usadas para resfriados frescos ou como geléia.
Após o plantio, a primeira vez que você precisa regar com frequência. Para um crescimento rápido e pleno, vale a pena escolher uma terra bem fertilizada. O enredo terá que ser ocupado não pequeno, o híbrido adora iluminação e pode rastejar.
Como escolher a muda certa
Uma planta jovem deve ser saudável, sem danos e folhas secas, sem sinais de doença, com um sistema radicular saudável.O material de plantio pode ser preparado sozinho. As brotações rasteiras são escavadas até uma profundidade de 20 cm e são regadas ou galhos cortados (1-2 brotos plantados no chão).
Aterragem
O plantio é feito a uma distância um do outro, na mesma linha, 80 cm, e o espaçamento entre linhas não é inferior a 1,5 m. O poço é feito com 40 cm de profundidade e 40 cm de diâmetro.Um pedaço de terra desenterrado é misturado com composto, o arbusto jovem é cuidadosamente abaixado e preenchido com uma mistura preparada de terra e fertilizante orgânico, levemente abarrotada e regada.
Importante! Plante mudas de um recipiente com um pedaço de terra para não danificar raízes frágeis.
Rega e alimentação
Ao plantar mudas em solo bem alimentado, não se apresse em fertilizar as plantas nos primeiros 2 anos. O solo adequadamente selecionado é capaz de fornecer tudo o que é necessário para o enraizamento e crescimento completos.
Nos anos seguintes, é necessário fabricar fosfato, fertilizantes com potássio e adubo (3-5 kg por 1 m²). A alimentação é melhor realizada a cada 3 anos. A cultura não precisa de rega especial, em um verão seco é possível regar moderadamente.
Controle de Pragas e Doenças
O híbrido criado possui uma imunidade modificada a doenças, praticamente não é suscetível à infecção pelo vírus e fungo.
Porém, com cuidados inadequados, alta umidade, plantio denso, existe o risco de expor a planta a doenças como:
- oídio;
- murcha verticilar;
- ferrugem de framboesa;
- antracnose.
Para controle e prevenção são utilizados fungicidas. Não é recomendável processar a planta 3 semanas antes da frutificação. Gorgulhos, besouros de framboesa e mosquitos podem atacar arbustos. Remoção de ervas daninhas de ervas daninhas, afinamento de plantas plantadas, colheita de folhas caídas no outono ajudará a proteger a colheita de pragas.
Trim e liga
No final do outono, após as folhas caírem, é necessário aparar. Devido a isso, a frutificação e a produtividade aumentam. Corte galhos velhos, danificados, secos e em excesso. Os topos são cortados para formar novos rebentos. Se você não teve tempo de podar no outono, faça-o no início da primavera, antes que o fluxo de seiva comece.
A maioria dos híbridos criados adotou o gene da amora-preta - o caule rastejante. Para que os brotos não toquem o chão, eles estão amarrados a treliças especialmente instaladas.Mesmo se uma mistura de framboesas e amoras formar um arbusto, é necessário montar cercas para manter a cultura (frutas pesadas podem quebrar galhos).
Cuidados e preparação do outono para o inverno
Embora a planta pertença a variedades resistentes ao inverno, é melhor mantê-la segura, preparando-a para o inverno. Remova os galhos da treliça, dobre-os no chão, prenda-os com suportes e cubra-os com palha ou lapnik; se os invernos da região estiverem com neve, não será necessário cobri-los. A neve servirá como um bom abrigo.
Importante! No início da primavera, assim que a neve derreter, é necessário remover o abrigo de inverno, caso contrário a planta poderá apodrecer.
Invernada
Preparada para o inverno, a planta suporta grandes geadas e tolera facilmente a adaptação da primavera. A capacidade das amoras para tolerar a geada é inerente ao híbrido.
Vídeo: poda da árvore frutífera após frutificação
Variedades
Depois de receber uma deliciosa baga, os criadores não pararam por aí. O cruzamento constante de diferentes tipos de framboesas com amoras, deu novas variedades que diferem entre si em tamanho e cor das bagas, presença de espinhos, período de maturação.
Você sabe Os criadores criam ouriços brancos, não inferiores às variedades com frutos vermelhos escuros. As melhores variedades das espécies são mel, abacaxi e damasco com frutos amarelos.
Boysenberry
As características da variedade mostram que, nessa variedade de hastes rastejantes, a presença de espinhos (em alguns não há espinhos) é de grande frutificação, com um sabor remanescente de amoras, bagas marrons com uma acidez agradável. Apesar da excelente descrição (peso - 10 g, tamanho em comprimento - 5 cm), o Boysenberry apresenta a desvantagem da baixa produtividade (5 kg), quando outras variedades podem produzir até 10 kg a partir do mato.
Tyberry
O cultivo de uma variedade de tiberberry em agosto dá uma colheita abundante. A baga tem uma cor vermelho escuro, um sabor agradável e um aroma de mel. Tendo recebido um excelente feedback, é popular entre os jardineiros, devido à sua despretensão nos cuidados e à resistência a doenças. O único inconveniente é o forte arranhão.
Tornless Bossless Loganberry
O híbrido se distingue pela ausência de espinhos nas hastes, uma rica baga vermelha com peso de até 5 ge um tamanho de 3,5 cm.O Besspornaya Torness Loganberry é uma variedade de espécies de seleção que amadurecem cedo.
Ocupando uma horta com uma baga perfumada e ao mesmo tempo útil, você pode obter uma grande colheita com o tempo mínimo gasto em cuidar da planta, o que faz da ezhimalina a variedade desejada em qualquer jardim.