Muitas pessoas adoram a polpa perfumada e doce de melão e melancia, de modo que os nomes dessas frutas são familiares há muito tempo. Poucas pessoas sabem o que é essa iguaria do ponto de vista científico. Neste artigo, você descobrirá por que uma melancia é uma baga, por mais estranha que possa parecer, mas um melão não pertence a elas.
O que é uma baga?
Primeiro você precisa descobrir o que é um feto. A ciência nos dá uma definição que nos é familiar: trata-se de um testículo amadurecido de uma planta em flor, contendo órgãos reprodutivos (sementes), comestíveis e não comestíveis, com polpa dura, macia ou fibrosa.
Você sabe Os maiores frutos conhecidos pela ciência são produzidos pelas espécies gigantes de abóbora. Seu peso pode exceder 1000 kg.
O fruto é o resultado da fertilização: a flor desabrochou, foi polinizada e amarrada a um órgão que contém sementes em sua polpa para futura produção de novas plantas.
Baga na botânica é qualquer fruta que tenha uma ou mais sementes e polpa completamente comestível (pele e polpa) sem semente. A casca da baga é fina e, no caso de muitas sementes, elas são distribuídas por toda a polpa. Assim, groselhas e groselhas, bananas, kiwis, tomates, etc. se enquadram nesse conceito e, ao mesmo tempo, as bagas conhecidas por todos (morangos, morangos silvestres e roseira) são falsas, porque, além do ovário, o receptáculo também participa do crescimento da fruta.
Por que o melão não é uma baga
Na botânica, o melão é atribuído a frutas, abóboras com várias sementes.
Na sua estrutura interna, é semelhante a uma baga, no entanto, não se aplica a eles devido à combinação de tais sinais:
- a casca é grossa e não comestível;
- um espaço oco se forma no meio;
- as sementes estão concentradas no centro e não distribuídas sobre a polpa.
Importante! Na culinária, o melão é chamado de fruta. No entanto, em frutas botânicas não são divididas em frutas e legumes - tal terminologia não é científico, mas comercial e doméstico, existente em virtude da tradição e por conveniência.
Melancia e melão em termos de botânica
Tanto a melancia quanto o melão são uma erva anual com um caule longo e fino, flores unissexuais amarelas com até 2,5 cm de diâmetro e frutos grandes (predominantemente) comestíveis. O local de seu cultivo é chamado de melão, e eles mesmos, respectivamente - cabaças.
O comum da melancia tem uma haste rasteira com folhas tripartidas em pecíolos longos. Do ponto de vista científico, seus frutos pertencem a bagas, apesar de seu grande tamanho. Mas, estritamente falando, a melancia é uma baga falsa, pois possui uma casca dura e não comestível.
A fruta melancia contém cerca de 92% de água e 6% de açúcar, o que torna sua polpa muito doce. É uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B6 e vitamina B1, potássio, magnésio, antioxidantes carotenóides e licopeno. Eles são consumidos frescos, salgados ou em conserva. Existem muitas variedades: com casca verde, verde clara, cinza e amarela, geralmente pintadas com listras escuras e claras. A polpa também é diferente: vermelha, rosa ou amarela. Existem sementes marrons dentro da polpa, embora existam variedades sem sementes produzidas artificialmente.
A maioria das melancias tem uma forma arredondada, mas no Japão elas são cultivadas artificialmente quadradas ou triangulares, o que as torna convenientes para o transporte.
Você sabe Sementes de melancia foram descobertas na tumba do faraó egípcio Tutankhamon.
O melão é uma planta de tecelagem absolutamente não resistente ao gelo, com grandes folhas lobadas. Os frutos do melão variam muito em tamanho, forma, textura da superfície, cor e sabor da polpa, dependendo da variedade.
Quase todas as variedades culinárias pertencem à espécie Cucumis melo L. A cultura é cultivada para produzir frutos comestíveis aromáticos, principalmente na Ásia Central e em outras regiões quentes do mundo. A maioria das variedades comerciais de Cucumis melo tem uma carne doce, são consumidas frescas, embora algumas variedades possam ser preservadas ou em conserva.
Qual família pertence à melancia e melão
Ambas as plantas pertencem à família Pumpkin (Cucurbitaceae), mas pertencem a diferentes gêneros. A melancia comum pertence ao gênero Melancia, e o melão pertence ao gênero Pepino (que inclui o pepino comum). Não é difícil notar sua semelhança com a abóbora comum. Os membros da família têm requisitos semelhantes de crescimento e cuidados, características físicas semelhantes. Por exemplo, todas as culturas desta família são trepadeiras cobertas de vegetação, que geralmente têm antenas e flores amarelas brilhantes.
Importante! Jardineiros inexperientes geralmente não sabem a que o plantio próximo de melões e melancias pode levar, e tema isso as plantas sofrer polinização cruzada. De fato, a polinização é possível apenas entre membros da mesma espécie, que não se aplica a essas plantas, portanto, essas culturas podem crescer silenciosamente nos canteiros vizinhos.
Pelo exposto, fica claro que a melancia e o melão, apesar da notável semelhança, diferem bastante fortemente. Mas para o consumidor médio, não é muito importante se são vegetais, frutas ou bagas - seria saboroso e doce.