Chlorophytum é uma planta do grupo decorativo-decídua popular na floricultura de interior. Os procedimentos para cuidar dele não são complicados, mas com o menor erro, a cor brilhante da folhagem escurece e fica amarela. Recomendações de cuidados, eliminação de problemas e os motivos que os levaram - em detalhes neste artigo.
Cuidado adequado do clorofito
Chlorophytum é uma planta com flores, mas a floração ocorre apenas sob certas condições. O cuidado adequado e a conformidade com todos os procedimentos garantirão a disponibilidade de flores de março a outubro. Regras básicas para o cultivo:
- iluminação e posicionamento - Sente-se bem nas janelas das direções sul, sudoeste e sudeste. De manhã, ela gosta de estar sob o sol, ao meio-dia ela precisa sombrear, fornecer luz difusa;
- temperatura de verão - + 20 ... + 23 ° С, no inverno - + 12 ... + 18 ° С;
- umidade na estação quente, durante o período de crescimento ativo, a umidade deve ser aumentada - 70-75%, no inverno - moderado 50%;
- rega - durante o período de vegetação ativa, são regadas 2 a 3 vezes por semana em abundância. Durante o período de descanso, inclusive de outubro a janeiro, verifique se o caroço do solo não seca;
- cobertura superior - fertilizado com complexos líquidos minerais balanceados para plantas com flores ou folhagens ornamentais, a frequência de cobertura - 2 vezes por mês;
- o solo - leve e nutritivo, com acidez neutra, bem permeável ao ar e à umidade.
Por que as folhas de chlorophytum ficam amarelas e o que fazer
Os floristas podem experimentar um amarelecimento da folhagem perto de uma flor. As causas desse problema e os métodos para lidar com eles estão mais adiante neste artigo.
Você sabe Chlorophytum é útil para pessoas que sofrem de doenças pulmonares crônicas. A planta, absorvendo dióxido de carbono e outras impurezas nocivas no ar, libera fitoncidas, que destroem bactérias patogênicas.
Ar seco
O indicador de umidade na sala não é estável: no verão, ao arejar, a umidade é muito maior do que no inverno, quando os dispositivos de aquecimento estão funcionando. Devido à secura do ar, a folhagem do chlorophytum começa a ficar amarela e seca.Para evitar isso, são tomadas medidas para fornecer umidade adicional:
- pulverização e um banho quente;
- colocar o vaso de flores em um palete com argila expandida úmida, musgo;
- colocação de tecido úmido em uma bateria de aquecimento;
- a localização ao lado de fontes decorativas;
- o uso de umidificadores domésticos.
Deficiência de nutrientes
Em condições internas, as plantas domésticas carecem de nutrientes, por isso precisam ser alimentadas. Para o clorofito, são utilizados complexos líquidos, introduzindo-os pelo método da raiz e extra-raiz (por folhas) 2 vezes por mês (exceto no período de descanso). É aconselhável comprar produtos fertilizantes adquiridos, pois equilibram as substâncias necessárias para o crescimento e a floração:
- nitrogênio;
- potássio;
- fósforo;
- sódio;
- boro.
- "Agricola Aqua";
- Bona Forte
- "Etisso".
Importante! Minerais excessivos no solo podem causar amarelecimento. Os cultivadores de flores experientes recomendam reduzir pela metade a dosagem recomendada pelo fabricante.
Temperatura inadequada
A temperatura recomendada não deve exceder + 25 ° C. Superaquecimento, a planta começa a evaporar intensamente a umidade, o que leva a uma mudança na estrutura das membranas celulares nas folhas. No verão, o vaso se sente bem em varandas e terraços abertos, protegidos da luz solar direta. É aconselhável realizar ventilação na sala, a fim de esfriar o ar muito quente naturalmente.
Uma queda acentuada de temperatura devido ao calado será prejudicial para a flor, o conteúdo dos indicadores em um termômetro abaixo de + 10 ° C. Uma temperatura mais baixa reduz a atividade dos processos de fotossíntese, o que causa uma alteração na cor das placas foliares. Além disso, um resfriamento acentuado leva a uma doença do sistema radicular, que não pode deixar de afetar a cor da folhagem. Durante a dormência, a temperatura recomendada para o clorofito é de + 12 ... + 18 ° C.
Expansão do sistema radicular
Chlorophytum tem um sistema radicular bem desenvolvido, espalhado em um vaso apertado, as raízes começam a levantar os caules acima da superfície do solo. A flor fica cheia e muda a cor das folhas para amarelo.
Se as pontas das folhas começarem a ficar amarelas e as raízes passarem pelos orifícios de drenagem, o vaso precisará ser transplantado para um recipiente mais espaçoso. O transplante é realizado na primavera, espécimes jovens - anualmente, arbustos adultos - a cada 2-3 anos. A nova capacidade é escolhida amplamente, uma vez que as raízes carnudas não crescem em profundidade, mas em largura.
Dano mecânico
É possível danificar as partes verdes da planta durante o transplante, portanto, é realizada pelo método de transbordo, segurando suavemente a flor com a mão livre. Se a casa tem animais, gatos, por exemplo, eles podem mastigar folhagem. Nesse caso, é necessário remover a placa danificada, tratar as fatias com carvão ativado triturado. Se isso não for feito, as bactérias começarão a se desenvolver no local do dano, o que levará não apenas à descoloração, mas também a doenças.
Confira estas variedades de chlorophytum:
Rega errada
A saúde do clorofito é igualmente afetada pela falta de umidade e seu excesso. Com a falta de água, o sistema radicular armazena água, formando espessamentos. Os nutrientes entram na parte verde em um pequeno volume, o que leva à inibição da fotossíntese.O alagamento do solo está repleto de danos ao sistema radicular por podridão. As raízes doentes não são capazes de transportar oxigênio e umidade, nutrição para o resto da flor.
O amarelecimento pode ser causado por água excessivamente dura; portanto, ao regar, você precisa ficar em pé por cerca de um dia. A temperatura da água para irrigação deve ser a mesma que a temperatura do ar na sala.
Importante! Você não pode usar água fria para irrigação, caso contrário, o sistema radicular receberá um choque por hipotermia.
Doenças e pragas
Os erros nos cuidados discutidos acima muitas vezes levam a doenças do chlorophytum, bem como ao ataque de insetos. As principais doenças e pragas, métodos de combatê-los:
- Podridão da raiz - o vaso de flores precisa ser transplantado, removendo as áreas doentes das raízes. Tratado por pulverização com a droga "Alirin B" (2 comprimidos por litro de água), re-tratamento - após uma semana. Se necessário, execute 3 procedimentos.
- Infecções bacterianas (oídio, manchas) - o medicamento "Gamair" (2 comprimidos por litro de água) lida efetivamente com a doença. São realizados 3 tratamentos, pulverizando a planta com um intervalo entre procedimentos de 7 dias.
- Tripes, pulgões - insetos sugadores, abundantemente reprodutores de flores de interior. O clorofito pode ser limpo removendo mecanicamente os insetos com uma solução de sabão e um banho quente. Depois disso, a flor deve ser pulverizada com a preparação “Aktara”, a solução é diluída na proporção de 1 g / 1,25 L de água.
- Mealybug, Scale - também comem suco de planta. Você pode se livrar deles com a ajuda do medicamento Apache pulverizando flores a uma dosagem de 0,5 g / 1 litro de água ou irrigando o solo em uma proporção de 1 g / 1 litro de água.
- Ácaros - é possível combater o carrapato com a ajuda de preparações acaricidas, por exemplo, “Acarin”. A solução é diluída na proporção de 2 ml / 1 l de água.
Causas de outros problemas de folhas
No processo de cultivo de chlorophytum, outros problemas igualmente perigosos podem aparecer. Lista de possíveis dificuldades e suas causas:
- manchas pretas no verde - rega excessiva;
- crescimento lento - solo inadequado (pesado, azedo), pote apertado;
- não desenvolva "crianças" - capacidade reduzida;
- quebras de folhagem falta de luz;
- manchas marrons - alagamento a baixa temperatura;
- folhas secas e onduladas - falta de nutrição e rega.
Você sabe Os bioenergéticos chamam o clorofito de protetor de energia. A flor absorve o impacto negativo, criando uma atmosfera benevolente e harmoniosa na casa, elimina conflitos.
Medidas preventivas
Doenças e problemas com o crescimento e desenvolvimento do clorofito podem ser evitados. Medidas preventivas básicas:
- Plante a planta em um solo adequado: com acidez neutra e boa produtividade.
- Antes do plantio, o solo deve ser descontaminado (calcinado ou cozido no vapor em banho-maria).
- Proteger a planta da hipotermia e superaquecimento, de correntes de ar.
- Se o ar estiver muito seco, aplique medidas de umidade (pulverização).
- Observe o regime de rega, o solo não deve estar seco ou muito úmido.
- A planta precisa de luz difusa brilhante. Durante o período de atividade solar, o vaso precisa estar sombreado.
- Realize o transplante no prazo, aderindo à tecnologia do procedimento (método de transbordo).
- Durante o período de atividade vegetativa, observe o regime e a dose da cobertura.
- Inspecione regularmente as plantas em busca de pragas.
Chlorophytum é amado por muitos jardineiros experientes, e os iniciantes também lidarão com os cuidados. A flor decorativa é despretensiosa e resistente, mas seu desenvolvimento depende do cumprimento das regras de cultivo e cuidado.