O junípero é uma planta sempre-verde de coníferas que cresce em todos os lugares, desde o Ártico até os subtrópicos africanos. Os óleos essenciais aromáticos conhecidos por suas propriedades calmantes são preparados a partir do extrato da planta. Saiba mais sobre os benefícios e usos do óleo de zimbro deste material.
Composição do óleo de zimbro
O óleo é obtido a partir de partes de bagas e agulhas de uma planta com o nome botânico de zimbro comum (Juniperus communis). É nativo da Europa e pertence à família Cypress. Bagas de zimbro são realmente consideradas cones. Distinguem-se pelo seu sabor característico, que combina notas de coníferas de pinheiro com citrinos.
O cheiro de bagas de zimbro é uma combinação de tons de pimenta, cânfora e pinheiro.
Obter o produto por destilação com vapor de água. Acontece um líquido amarelo pálido ou incolor com um sabor ardente. Pode ser usado sozinho ou em combinação com óleos de limão, abeto, sálvia, laranja silvestre e outros. Os países da Escandinávia e Itália produzem o produto. No futuro, é usado na indústria farmacêutica para obter medicamentos baseados nela, na indústria de alimentos e confeitaria.
Um total de 74 componentes foram identificados no óleo. A maior parte deles são hidrocarbonetos monoterpenos (a- e b-pineno, canfeno, sabineno, mirceno, a- e y-terpineno, limoneno, cariofileno). Sua composição é de 39% a 73%. Essa diferença surge devido a diferentes condições geográficas e climáticas nos locais onde a planta cresce.
Importante! Normalmente, os óleos essenciais disponíveis no mercado contêm contaminantes e cargas que reduzem a pureza e a eficácia do produto. Portanto, antes de comprar, certifique-se de ler a composição para garantir um remédio 100% natural.
Os monoterpenos têm propriedades anti-inflamatórias, anticâncer, antioxidantes e antibacterianas. Cumarinas e antioxidantes flavonóides também são muito benéficos. A ingestão de uma dieta rica nesses compostos ajudará a melhorar a saúde e a proteger contra doenças crônicas, incluindo patologias cardíacas e neurodegenerativas.
Como a maioria das frutas, O zimbro é uma boa fonte de vitamina C. É 10% da ingestão diária. Esta vitamina é necessária para fortalecer a imunidade, síntese de colágeno e melhorar os vasos sanguíneos. Devido às suas fortes propriedades antioxidantes, os produtos de zimbro são capazes de proteger as células dos danos causados pelos radicais livres.
Onde e como se inscrever
Estudos mostram que éter (ou seja, 100% de óleo natural) de bagas de zimbro tem propriedades antibacterianasque ajudam a proteger o corpo contra infecções. Os nativos americanos usavam essa planta como um creme para a pele para tratar queimaduras e feridas. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do zimbro ajudarão a proteger a pele contra inflamação e fibrose.
- Na maioria das vezes, entre as propriedades curativas úteis do óleo, observe:
- anti-séptico;
- anti-reumático;
- antiespasmódico;
- adstringentes;
- carminativo;
- diuréticos;
- estimulante;
- gástrico;
- fábricas;
- tônico.
Propriedades antibacterianas e antifúngicas estão envolvidas no tratamento de infecções do trato urinário e doenças da bexiga. Eles reduzem o risco de doença hepática e renal. O óleo também melhora a filtragem dos rins. O efeito diurético ajuda a eliminar bactérias que podem prejudicar os órgãos internos e possibilita a remoção de toxinas do corpo que podem causar processos inflamatórios.
Você sabe Na República Tcheca e na Eslováquia, o chamado Borovichka é muito popular - uma tintura forte (até 55%) nas bagas de zimbro.
A ferramenta ajuda a otimizar a digestão, estimulando a produção de enzimas digestivas, usadas na decomposição de alimentos e ajudando a absorver melhor os nutrientes durante a digestão. O óleo de zimbro combina bem com molhos e sobremesas francesas. Certamente dará um sabor inesperado ao prato.
Estudos em bovinos mostraram que o óleo de zimbro combinado ao alho ajuda as vacas a digerir os alimentos com mais eficiência. Esses benefícios ainda não foram comprovados em seres humanos, mas pode-se supor que o éter seja útil para sua digestão..
A ferramenta também pode ser usada para massagem. Misture algumas gotas com óleo de coco e aplique na pele com movimentos rotativos. Isso ajudará a aliviar a tensão muscular e a inflamação.
Depois de misturar algumas gotas de éter de zimbro com água em uma lata de spray de aerossol, o spray resultante pode ser usado para atualizar um armário de roupas, colchão, carro ou ar em uma sala. Bagas de zimbro têm sido usadas na medicina tradicional para tratar o diabetes.
Estudos recentes confirmam que eles podem possuir essas propriedades. Um estudo em ratos revelou que a adição de extrato de zimbro à dieta reduz significativamente o açúcar no sangue e aumenta a quantidade de colesterol “certo”.
Em cosmetologia
Na cosmetologia, o éster de zimbro é usado principalmente por causa de propriedades anti-inflamatórias. É utilizado no tratamento da pele, incluindo seborreia, dermatite e acne. Melhora a circulação sanguínea na camada subcutânea e ajuda a restaurar o tegumento da pele.
- Além disso, tem os seguintes efeitos:
- aperta a pele;
- normaliza o teor de gordura;
- promove a regeneração celular;
- melhora as propriedades protetoras da epiderme;
- tem um efeito anticelulite;
- limpa os poros;
- suaviza comedões e facilita sua remoção;
- melhora a estrutura do cabelo e evita a perda de cabelo;
- cura caspa.
Também é adicionado óleo essencial para aromatização em cosméticos, incluindo batom, base, condicionadores de cabelo, óleos e espumas de banho, sombra para os olhos e muitos outros produtos.
Para pele e rosto
A pele é afetada pela temperatura, umidade e poluição do ar. Como resultado, sua condição piora.: os poros ficam sujos, a regeneração celular diminui, o excesso de peso e o inchaço aparecem e o conteúdo de gordura é alterado. Para restaurar a condição normal da pele e óleo de zimbro é usado.
O produto melhora a circulação sanguínea, ativa fibroblastos e promove a produção de colágeno, necessária para restaurar a elasticidade da pele. Também remove toxinas e excesso de líquidos do corpo, decompõe as gorduras.
O óleo de zimbro, juntamente com lavanda e sálvia, é especialmente benéfico para a pele com tendência a acne. Ajuda a restaurar a epiderme e também a regular o fundo hormonal e melhorar a condição da pele causada pelo desequilíbrio hormonal. Isso torna a pele não apenas mais saudável e suave, mas também menos responsiva a fatores agressivos externos.
Formas de aplicação:
- É permitido adicionar 2 gotas no seu tônico ou creme habitual, em vez de misturar com outros óleos.
- Para limpar a pele, misture 2 gotas com clara de ovo e aplique por 15 minutos na pele limpa.
- Para fazer um creme de cura, misture 50 gotas com 1 colher de sopa. eu banha Mexa em banho-maria até ficar homogêneo. Em seguida, deixe esfriar e aplique no rosto com uma fina camada com um guardanapo.
- Se você misturar o produto junípero com 1 colher de chá de óleo de cominho preto, receberá um agente rejuvenescedor da pele.
Para cabelos
O cabelo também sofre de fatores naturais agressivos. Cuidar deles inclui nutrição adequada, bem como o uso de produtos para os cabelos, para os quais o óleo de zimbro também é adequado. É usado como uma máscara.
Para preparar a mistura, tome:
- 3-4 gotas de juniper eterol;
- 1 colher de sopa. óleo de coco ou óleo de jojoba.
As substâncias são misturadas e aplicadas às raízes dos cabelos.
Cubra com um filme e uma toalha por várias horas. Você também pode deixar a mistura durante a noite. Em seguida, o produto é lavado da maneira usual. Se você tem caspa ou uma doença infecciosa, essa máscara ajudará por um mês com o uso semanal. Ele não apenas restaurará a condição normal da pele, mas também deixará o cabelo brilhante.
A mesma máscara pode ser usada em vez do óleo de coco:
- amêndoa - combater a caspa;
- azeitona - reduzir processos infecciosos inflamatórios;
- bardana - eliminar o problema das pontas duplas e da fragilidade;
- de germe de trigo - acelerar o crescimento do cabelo;
- rodízio - para normalizar o teor de gordura.
Na aromaterapia
O óleo essencial de zimbro é popular na aromaterapia devido ao seu efeito calmante. Adicionar apenas algumas gotas de óleo aromático ao difusor ajudará a aliviar a ansiedade e melhorar o humor. Em combinação com outros óleos, como sândalo e extratos de rosa, ajuda a combater a sonolência que ocorre depois de tomar alguns sedativos.
Para fins medicinais
- O zimbro é usado para tratar distúrbios digestivos, incluindo:
- indigestão
- flatulência;
- azia;
- inchaço;
- perda de apetite
- infecções gastrointestinais;
- infestações helmínticas.
Também é eficaz no tratamento de infecções do trato urinário (ITU) e pedras nos rins e na bexiga. Bagas de zimbro melhoram a saúde do sistema cardiovascular. Eles são capazes de aumentar o nível de colesterol "bom" e reduzir o nível de "mau".
Você sabe As bagas de zimbro são usadas desde os tempos antigos para expulsar forças e doenças do mal. Os curandeiros acreditavam que limpavam a mente, o corpo e o espírito.
Pomadas com extrato de zimbro são aplicadas na pele para feridas, dores nas articulações e músculos. Inalações com a adição de óleo de zimbro são prescritas para tratar a bronquite e aliviar os processos inflamatórios na garganta. Como uma pílula natural para dormir, use óleo essencial caseiro de bagas de zimbro, distribuindo-o pelo quarto.
Pode ser aplicado nos pulsos, diluído com a base ou adicionar algumas gotas ao lavar a roupa para manter um aroma de zimbro. Se você adicionar algumas gotas à água enquanto estiver tomando banho, terá um efeito relaxante adicional.
Cicatrização de feridas
A ferramenta pode ser usada como um agente anti-séptico, antifúngico e cicatrizante. Para aplicação, é diluído com óleo base. Se a queimadura é lubrificada, é usada com óleo de camomila ou aloe. Se inflamação ou infecção - combinada com lavanda. Se você precisar reduzir a dor, uma combinação com hortelã é adequada. Hortelã-pimenta é um analgésico eficaz.
Nomeação | Método de uso de óleo |
Danos à pele | Combine 2-3 gotas com 1 colher de sopa. óleo de calêndula ou óleo de espinheiro. Aplique na pele afetada. |
Fungo | Faça um banho quente adicionando 5 gotas em 1 litro de água morna (+ 50 ° C). Mergulhe seus pés lá por 15 minutos. |
Uso interno
- Hoje, o óleo essencial de bagas de zimbro é mais frequentemente usado em remédios naturais para:
- dores de garganta e infecções respiratórias;
- fadiga
- dores musculares;
- artrite
Os principais métodos de aplicação:
Nomeação | Método de uso de óleo |
Colds | Beba chá com mel e limão, adicionando 2 gotas de óleo. |
Inalação de infecções do trato respiratório superior | Adicione 3 gotas à água fervente e depois respire vapor por 10 minutos. |
Estresse, problemas para dormir | Adicione 2–4 gotas à lâmpada de aroma. Você pode adicionar mais 5 gotas de óleo de rosa mosqueta. |
Dor nas articulações | Combine 2 gotas com 1 colher de chá de espinheiro ou cardo de leite. |
Também pode ajudar a acalmar a pele, aumentar a imunidade, ajudar com insônia e proporcionar sono profundo. As bagas são um diurético natural, que ajuda o corpo a remover o excesso de líquido da bexiga e da uretra e pode reduzir o inchaço. Especialmente eficaz é o seu uso em combinação com cranberries, erva-doce e dente de leão.
Importante! Alguns tipos de zimbro são extremamente tóxicos e podem causar não apenas envenenamento, mas também morte. Portanto, não escolha as frutas se você não tiver certeza de que possui uma planta comestível à sua frente.
Além disso, o óleo ajuda a estimular as enzimas digestivas e facilita a decomposição e absorção de proteínas, gorduras e nutrientes dos alimentos. Esta propriedade é confirmada por pesquisas. Para digestão natural ou limpeza do fígado, você pode adicionar 1-2 gotas em um smoothie ou na água. Mas faça isso somente quando tiver certeza de que está usando um produto terapêutico 100% puro.
Óleo essencial natural é usado para tratar azia e refluxo ácido. Para aliviar os sintomas de indigestão, misture 2 gotas de éster de zimbro com uma base e esfregue no estômago e no peito.
Ou aplique 2 gotas por copo de água morna e beba.
Contra-indicações
O óleo essencial de zimbro, como outros essenciais, pode causar irritação na pele quando aplicado topicamente.
- Portanto, sempre comece com um teste de alergia:
- Dilua 2 gotas de óleo de zimbro com 1 colher de sopa. coco, jojoba ou azeitona.
- Aplique em uma pequena área da pele no braço.
- Aguarde 12 a 24 horas para garantir que não haja reação alérgica.
O zimbro é seguro para a maioria dos adultos quando tomado por via oral em dosagem a curto prazo ou por inalação na forma de vapores. Mas o uso a longo prazo pode ser inseguro, pois causa problemas renais, cãibras e pode levar a outros efeitos colaterais indesejáveis.
Confira
As mulheres grávidas devem evitar o uso de zimbro e produtos com base nele, devido ao alto risco de aborto. Além disso, as mulheres jovens durante a gravidez devem consultar um médico em todos os casos quando pretendem introduzir um novo produto em sua dieta, independentemente de suas propriedades.
O medicamento pode interagir com certos medicamentos ou causar complicações em pessoas com doenças crônicas.
Juniper berry irrita o estômago e os intestinos, agravando os distúrbios nesses órgãos. Também pode afetar a pressão arterial e dificultar o controle devido a surtos repentinos. Portanto, os pacientes são aconselhados a consultar um médico antes de usar o produto.
Outro efeito problemático é um diurético. Acredita-se que, ao tomar o produto em questão com diuréticos, várias vezes mais água seja eliminada do organismo. E pode causar tonturas, pressão arterial baixa e problemas de saúde em geral.
Mas estudos em humanos que confirmam a presença desse efeito não foram realizados.
Portanto, ao usar óleos essenciais de zimbro, tente aderir às regras gerais para o uso de tais substâncias. Sempre comece com um teste de alergia e não tome mais do que a quantidade indicada na receita. O uso cuidadoso e atencioso pode se beneficiar tanto no autocuidado quanto no tratamento de doenças.