Violetas em miniatura e com flores brilhantes conquistaram os corações de muitos cultivadores de plantas em todo o mundo. Durante décadas, os criadores criaram variedades dessa flor, entre as quais a variedade Afrodite se tornou uma das mais bem-sucedidas. A planta se apaixonou devido à elegância especial das flores colhidas em delicadas pétalas de felpo. No nosso artigo, você aprenderá em detalhes como aumentar a variedade indicada no peitoril da janela e o que precisa para isso.
Você sabe A violeta foi descoberta pelo botânico e aristocrata alemão Baron Walter Saint-Paul em 1892. Em homenagem ao descobridor, as plantas receberam seu nome mundialmente famoso do gênero. — Saintpaulia.
Descrição botânica da planta
Afrodite violeta é uma erva perene da família Violet. Seu caule é bastante encurtado, forma uma roseta basal, da qual crescem numerosas folhas. O comprimento médio das plantas varia entre 20 e 30 cm, enquanto o diâmetro da roseta pode ser de cerca de 20 cm, as folhas são densas, lisas, arredondadas e levemente apontadas para a borda, com estípulas do tipo pecíolo. A cor das folhas é frequentemente verde saturada, elas também são inerentes a numerosas vilosidades. O sistema radicular da planta é fibroso, rastejante, altamente ramificado.
Os pedúnculos, nos quais as flores são formadas, também se desenvolvem a partir de uma saída comum do caule próximo. Flores felpudas, com até 9 cm de diâmetro, bissexuais, perianto duplo. Eles se reúnem em pequenas inflorescências de várias peças. As pétalas das flores são onduladas, de formato arredondado, o tom da cor é diverso. Existem híbridos com tons de rosa, azul e lilás. A violeta pode florescer durante todo o ano, portanto o período ativo de crescimento das flores é geralmente de 9 meses. Em uma planta, de 50 a 100 flores florescem simultaneamente.
Como todas as plantas violetas, a planta em questão é uma descendente de longa data de várias formas selvagens que vivem no continente africano, portanto esse território ainda é considerado o habitat natural da flor. A variedade em si é um produto de uma escola de seleção russa moderna, uma variedade de híbridos que nasceram no início do século XXI.
Entre eles, as seguintes variedades foram registradas com sucesso:
Condições para o cultivo de violetas em casa
A planta é ideal para o cultivo em casa: apesar de ser decorada com flores bastante grandes, o arbusto em si é bastante compacto, o que cria a composição perfeita para qualquer interior. Mas, para crescer violeta, é preciso observar seriamente o microclima ideal para o desenvolvimento e a floração da planta.
Você sabe Nos dias da Grécia Antiga, as violetas eram consideradas não apenas decorativas, mas também plantas de culto. Eles foram usados para decorar casas e templos, bem como esculturas de deuses antigos.
Colocação e iluminação
A violeta é exigente no local de cultivo: sua delicada folhagem e flores não toleram a luz solar direta; portanto, sob sua influência, elas podem se queimar seriamente. Muitas vezes, isso reduz o valor decorativo da flor e leva à murcha de todo o arbusto. Para evitar isso, os vasos de plantas são equipados apenas nos peitoris da janela ocidental ou oriental. Se uma janela do sul estiver preparada para as plantas, ao meio-dia um vaso com uma flor deve ser sombreado com uma rede mosquiteira ou um tecido fino translúcido.
Temperatura e umidade
Todos os representantes da família Violet são espécies bastante termofílicas. Para o crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos das flores, é necessária uma temperatura na faixa de +20 ... + 25 ° C. Negligenciar o regime de temperatura inibe a floração do arbusto, o que afeta negativamente o seu valor decorativo.Para o sucesso do cultivo de flores, deve ser fornecida umidade moderada em sua zona de crescimento - na faixa de 50 a 70%.
Importante! Para prolongar a floração das violetas, ela deve ser mantida em calor moderado a uma temperatura média diária não superior a + 20 ° C.
As regras básicas para cuidar de violetas
Embora seja violeta e seja considerada uma planta despretensiosa, cultivar Afrodite no peitoril da janela não é tão simples. Além da rega e da cobertura periódica, os arbustos precisam ser aparados e replantados em tempo hábil: sem isso, prolongar seu ciclo de vida para a próxima temporada será bastante problemático.
Rega
Ao regar violetas, é necessário criar uma umidade moderada do substrato. O alagamento prolongado do solo é prejudicial para as raízes da flor; portanto, os vasos são frequentemente regados abundantemente, mas não mais frequentemente 1-2 vezes por semana. No inverno, a hidratação é reduzida para 1 tratamento por semana. A necessidade aguda da planta de umidade é determinada usando o estado do substrato: é umedecido após o aparecimento de uma crosta seca distinta, com uma espessura de cerca de 1-2 cm.Regar os vasos de flores a cavalo, enquanto a irrigação por gotejamento não é recomendado. A água deve cair no solo, contornando as folhas e o alvéolo, caso contrário, o excesso de umidade da massa verde levará ao surgimento de um ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos. Molhe o solo até que o excesso de umidade seja liberado pelos orifícios de drenagem. Para irrigação, use apenas água limpa, sedimentada e filtrada, aquecida à temperatura ambiente.
Top vestir
A fim de obter uma floração de longo prazo a partir de Afrodite, bem como tons brilhantes e saturados de flores, os vasos precisam ser fertilizados periodicamente. Misturas minerais complexas são usadas para isso, baseadas em fósforo, nitrogênio e potássio, além de todos os tipos de oligoelementos. Na maioria das vezes, fertilizantes especializados para violetas ou preparações complexas para plantas com flores são usados para isso.Os fertilizantes geralmente são introduzidos apenas na forma líquida; no entanto, se necessário, a alimentação das folhas também pode ser aplicada: para isso, a concentração recomendada pelos fabricantes de fertilizantes é reduzida pela metade. Independentemente do tipo de cobertura, durante a estação de crescimento ativo, as violetas são fertilizadas a cada 10 a 14 dias. No entanto, durante o período de descanso, os procedimentos descritos não são realizados.
Importante! Após o transplante, o fertilizante do substrato é interrompido por 4-6 semanas. Durante esse período, a introdução de medicamentos concentrados pode causar amarelecimento, murcha e até a morte do mato.
Poda
Como o cultivo de Afrodite fornece o conteúdo decorativo da planta, ela é sujeita a podas periódicas - isso permitirá formar um arbusto compacto e elegante. Além disso, a remoção de partes em excesso do caule permite direcionar todas as forças da planta para a formação de flores, o que apenas melhora seu valor decorativo.
A poda é realizada conforme necessário, partes excessivamente grandes e em excesso do arbusto, sombreando uma a outra, folhas velhas e secas estão sujeitas a remoção. Juntas, essa medida possibilita rejuvenescer o mato, melhorar sua produtividade e também estimular a floração.
As violetas são podadas não mais de uma vez por mês, com base nas seguintes recomendações:
- para o procedimento, use apenas um instrumento limpo e desinfetado;
- a poda é realizada apenas com uma ferramenta afiada, é proibido arrancar, pois danifica os delicados tecidos da planta;
- as folhas são removidas juntamente com a alça, grandes partes do arbusto - na saída;
- o último encurtamento da temporada é realizado antes do início da fase adormecida - neste momento os arbustos são afinados e eliminados dos pedúnculos desbotados;
- os locais de corte são necessariamente tratados com carvão moído - isso protegerá a flor de danos causados por infecções específicas.
Vídeo: poda de folhas violeta
Transplante
Um transplante violeta é realizado à medida que o mato cresce, 1-2 vezes por ano. O período mais adequado para isso é primavera ou verão: para que a planta se adapte melhor às novas condições. No caso de transplante de uma planta madura (2-3 anos ou mais) durante o procedimento, ela é rejuvenescida. Para fazer isso, o rizoma e o soquete são cuidadosamente limpos de peças antigas.
Importante! Aprofundar o violeta durante um transplante não é recomendado — a saída deve permanecer no mesmo nível em relação ao solo que na panela velha.
O procedimento é realizado usando o transbordo:
- O arbusto é cuidadosamente removido da panela junto com um pedaço de raiz do substrato.
- Se possível, parte do solo antigo é removida. À medida que a flor cresce, o solo se esgota, bem como o acúmulo de várias toxinas nele, portanto, essa medida não apenas proporciona um melhor desenvolvimento do mato, como também o protege da depressão da imunidade.
- Em seguida, a violeta, juntamente com um pedaço de terra, é transplantada para um novo recipiente, um terço preenchido com novo solo.
- Depois disso, todas as rachaduras ficam completamente cobertas com o solo e o vaso fica bem umedecido.
Transplante a flor em vasos com um substrato solto e bem fertilizado. Para prepará-lo, turfa, terra de grama, vermiculita, solo foliar, areia e musgo de esfagno são misturados em partes iguais. O novo vaso deve ter 1 a 5 cm de diâmetro que o antigo e pode ser feito de qualquer material não tóxico (cerâmica, plástico, etc.).
Vídeo: como transplantar uma violeta
Como propagar em casa
Na maioria das vezes, a reprodução de Afrodite é realizada por uma folha, enteados, pedúnculos ou sementes. Independentemente do método, execute esse procedimento na primavera ou na primeira metade do verão (março - julho). Propagação de folhas considerada a maneira mais fácil e popular de obter flores filhas. Para fazer isso, uma folha saudável de adulto é selecionada no centro do arbusto, após o que é cortada e colocada com uma ponta afiada em solo úmido ou água e depois transferida para um local seco e quente (+22 ... + 25 ° С). Após o aparecimento de várias raízes, a folha é transplantada para um vaso separado.
Vídeo: propagação de folhas violeta
Obtendo plantas filhas usando enteados realizada após a próxima poda. Para este procedimento, apenas partes jovens de plantas são selecionadas sem nenhuma patologia. Eles devem conter pelo menos três folhas. O enteado está enraizado em vermiculita bem úmida, no solo ou na água por uma semana, em local iluminado e quente (+22 ... + 25 ° C).
Os pedúnculos para novas plantas são selecionados após floração. São germinadas em água, vermiculita umedecida ou no solo, em local bem iluminado, a uma temperatura de pelo menos + 22 ° C. Para isso, o pedúnculo é cortado, deixando um pequeno processo mais próximo do meio. Após 10-14 dias, as raízes aparecem nele, após o que é mergulhado em um tanque separado.
Vídeo: propagação de pedúnculos de violetas
Propagação por sementes. Afrodite não é frequentemente cultivada: esse método consome bastante tempo e requer aderência estrita a um microclima especial. Além disso, as sementes das espécies costumam ser bastante pequenas, portanto devem ser preparadas para o plantio. Para fazer isso, eles são embebidos em água e depois envoltos em cinzas trituradas. Assim, eles são mais pesados, o que permite que sejam semeados a granel, ignorando o uso irracional de sementes.
As sementes são semeadas em método de fileira a uma profundidade de cerca de 1-2 cm, com espaçamento de 3-5 cm. Em seguida, os recipientes com sementes são cobertos com polietileno transparente ou vidro e movidos para um local quente (+24 ... + 26 ° С). Antes do aparecimento de 2-3 folhas, as mudas são cultivadas por semeadura em massa, após a qual o abrigo é removido e as plantas mergulham em recipientes separados.
Dificuldades crescentes
Sujeita às regras básicas das técnicas de cultivo agrícola e normas de cuidado, a planta descrita não causa dificuldades. Devido a imprecisões na observação desses princípios e regras, Afrodite diminui drasticamente a imunidade a várias infecções, criando condições favoráveis para o aparecimento de pragas.
As principais doenças e pragas de violetas Afrodite, bem como métodos para o seu tratamento:
Sintomas | Razão principal | Remédios |
Lesões putrefativas de folhagem e caule | Praga tardia | O número de regas é reduzido, a flor é tratada com uma solução de Fitosporina (1 g / 5 l de água) e depois mergulha em uma nova panela com solo limpo |
Decadência da raiz | Podridão da raiz (fúngica) | A flor deve ser tratada com uma solução do medicamento "Topázio" (1, 5 ml / 1 de água) e depois cortada e transplantada para um novo substrato |
Folhagem branca | Derrota de oídio | A planta é tratada com uma solução da droga "Fitosporin" (1g / 5l de água) |
Murchas, ondulações de folhas, às vezes acompanhadas de um leve revestimento fosco | O aparecimento de pulgões, ácaros | Duplo tratamento com Actellic (1 ml / l de água) |
Afrodite violeta surpreende com a beleza das flores terry únicas de muitos jardineiros e amantes dessas plantas. Você pode obter um arbusto saudável e florido se seguir todas as regras de cuidado e manutenção de violetas, descritas acima.