Todo mundo sabe como respirar fácil e livremente em uma floresta de pinheiros, mas poucas pessoas sabem que essa sensação é causada pela incrível propriedade das agulhas dessa árvore - a capacidade de purificar e ionizar o ar. É interessante que brotos jovens de pinheiro sejam usados há muito tempo na medicina popular como uma cura para muitas doenças. Sobre os métodos e recursos deste aplicativo - abaixo na revisão.
Descrição botânica
O pinheiro-bravo (nome latino - Pinus silvestris), de acordo com a classificação geralmente aceita em botânica, refere-se a árvores de primeira magnitude, ou seja, as mais altas e mais poderosas. A altura do pinheiro pode atingir 40 m, e o diâmetro do tronco é 1 m. O tipo de folhas é conífero, a placa foliar tem a forma de uma agulha comprida.
As características botânicas da árvore são apresentadas na tabela:
Tronco | Alto e reto; a presença de curvas indica que a árvore está danificada. |
Casca | Grosso na base e mais fino à medida que cresce. A cor é marrom-acinzentada, às vezes marrom-avermelhada. A estrutura é heterogênea, áspera, ranhurada, coberta com rachaduras profundas, geralmente esfoliante em camadas inteiras, que serve como uma espécie de ventilação e, ao mesmo tempo, desempenha uma função de “incêndio” na floresta. |
Coroa | Em uma árvore jovem - na forma de um cone a céu aberto, em um adulto - arredondado e expandido no plano horizontal, em um envelhecimento - plano ou em forma de guarda-chuva. |
Agulhas | Denso, longo (40–70 mm), pontiagudo nas extremidades, reto ou ligeiramente curvado. Espessura - até 2 mm. Na seção, achatada. A cor é azul-azul, amarela antes de cair. O local está emparelhado (duas peças de uma base). A frequência de troca das agulhas é de 2 a 6 anos. |
Tiros | Em tenra idade, os verdes, à medida que envelhecem, o rebento adquire a mesma cor do tronco, mas com uma tonalidade mais clara. |
Rim | Oval ou em forma de cone, marrom-amarelado, com revestimento resinoso. |
Solavancos | Bissexual. O cone masculino é pequeno, com no máximo 1,2 cm, cor clara. Fêmea - grande, de 3 a 7,5 cm, em forma de cone regular, marrom claro ou verde, cresce 1, com menos 2-3 peças a partir de uma base. O período de maturação é dezembro; as divulgações são do final do inverno até meados da primavera. As sementes são aladas, pretas. |
Sistema raiz | O tipo de haste, poderoso, vai fundo no chão. |
1 - uma visão geral de uma árvore, 2 - um ramo abreviado com duas agulhas, 3 - um ramo com estróbilos feminino e masculino, 4 - um cone feminino, constituído por macrostrobos, no momento da floração, 5 - macrostrobil (a - escala de sementes com dois óvulos, b - esconderijo e escamas de sementes), 6 - um ramo com um cone de invernada (a) e um cone formado (b), 7 - um cone maduro maduro, 8 - uma espigueta masculina composta por macrostróbios, 9.10 - microsporophyllum, 11 - pólen, 12 - lignificada escamas de sementes e esconderijos com ápice espessado - escudo (apófise), 13 - escamas de sementes lignificadas com 2 asas sementes borbulhou, 14 - semente com uma asa.
Propriedades curativas
Pine - uma árvore não é apenas bonita, mas também muito saudável. O efeito terapêutico mais pronunciado é possuído por brotos de pinheiro cortados no início da primavera. Foi durante esse período que as substâncias mais valiosas foram concentradas em tal material biológico.
Você sabe As copas densas e fechadas de árvores altas e em crescimento próximo mantêm a temperatura e a umidade bem na floresta de coníferas, portanto, é sempre mais quente nela do que fora.
Portanto, na composição química dos galhos anuais de pinheiro, existem:
- vitaminas - A, C, K, P, bem como B12 e outras vitaminas solúveis em água;
- minerais - ferro, magnésio, cálcio, níquel;
- alcalóides;
- flavonóides - campferol, toxifolin, miricina;
- óleos essenciais contendo terpenóides - cadineno, terpineol, karen, pinenos, acetato de bornil e borneol, aromas naturais, etc;
- taninos;
- ácidos orgânicos (em resina) - abiético, dextropimétrico, lepopimérico, oleico, palustúrico.
Todos esses componentes do complexo são capazes de exercer um efeito geral de fortalecimento, limpeza, desinfecção, antiinflamatório e cicatrização de feridas no corpo, mas vale a pena insistir em algumas dessas propriedades terapêuticas do pinheiro.
Você sabe Segundo os cientistas, o pinheiro mais antigo do mundo cresce há mais de 4000 anos. É interessante que a localização desse centenário seja mantida em estrita confiança para que turistas curiosos não prejudiquem a planta única.
Colerético
Os flavonóides, ricos em brotos jovens de pinheiro, estimulam o fígado, resultando em aumento da função secretora desse órgão e, consequentemente, aumento da síntese de sua principal enzima - a bile. É especialmente valioso ao mesmo tempo que o efeito colerético ao tomar preparações de pinheiro não se manifesta muito fortemente e, por via de regra, não pode causar um efeito negativo.
- Na medicina tradicional, esses fundos, em particular, são utilizados para:
- prevenção de doença biliar;
- tratamento de discinesia biliar, discinesia intestinal hipomotora e outros distúrbios funcionais do sistema digestivo;
- suporte abrangente ao paciente para várias doenças do fígado e da vesícula biliar, por exemplo, colangite, colecistite não calculosa, obstrução prejudicada do ducto biliar, etc.;
- aliviar a constipação;
- limpeza geral do corpo.
Anti-inflamatório
O efeito anti-inflamatório é uma das propriedades mais valiosas e pronunciadas dos brotos de pinheiro. Isso é alcançado devido ao fato de que um efeito de bloqueio no processo de inflamação (que é a reação do corpo a traumas, infecções ou outros irritantes) na composição do pinheiro possui vários componentes, a saber:
- taninos - mate a microflora patogênica, aumente a coagulação do sangue (pare o sangramento), promova a regeneração do tecido;
- flavonóides - têm efeito fitonídeo, inibem o desenvolvimento de bactérias, fungos e até alguns vírus;
- resina - é um anti-séptico natural;
- óleos essenciais e açúcares complexos (amido) - destruir patógenos, interromper o processo inflamatório;
- ácido ascórbico - Possui um poderoso efeito imunoestimulante, mobilizando assim as reservas internas do corpo, ajudando-o a combater a inflamação por conta própria.
As propriedades anti-inflamatórias especialmente úteis do pinheiro são consideradas para doenças do sistema respiratório.
Analgésicos
Os brotos de pinheiro também são um analgésico natural, devido ao qual decocções, tinturas e outros medicamentos baseados nessas matérias-primas biológicas são amplamente utilizados para aliviar a síndrome da dor de natureza muito diferente, em particular tipos de dor como:
- músculo
- dor de cabeça;
- Dentista
- nas articulações, etc.
Contra-indicações
A principal contra-indicação para o uso de medicamentos à base de galhos de pinheiro é a intolerância individual - uma reação alérgica pode ocorrer a um ou mais componentes que compõem a matéria-prima.
- Além disso, os flavonóides contidos no pinheiro podem ter um efeito negativo no sistema cardiovascular, especialmente em pessoas que sofrem de:
- pressão alta (hipertensão);
- aumento da frequência cardíaca (taquicardia);
- distúrbio do ritmo cardíaco (arritmia);
- violação da frequência e profundidade da respiração (falta de ar);
- doença cardíaca coronária (em particular, angina de peito);
- insuficiência cardíaca;
- tendência a formar coágulos sanguíneos;
- aterosclerose e outras doenças de natureza semelhante.
Pine também é contra-indicado em problemas agudos com os rins e fígado, em particular:
- pielonefrite;
- glomerulonefrite;
- hepatite de qualquer tipo;
- colestase.
As doenças de pele de natureza infecciosa são outro motivo para acabar tomando medicamentos com brotos de pinheiro. Tradicionalmente, as mulheres grávidas e as nutrizes também devem se abster de tratamentos alternativos, uma vez que dados confiáveis sobre como isso afetará o bebê não podem ser previstos com antecedência. Em qualquer caso, as preparações à base de álcool são expressamente proibidas.Importante! Você não pode tomar remédios populares que contenham potentes matérias-primas biológicas durante uma exacerbação de úlceras, gastrite, pancreatite e outras doenças do sistema digestivo. Na fase de remissão, os pacientes que sofrem dessas doenças também precisam ser extremamente cuidadosos com a automedicação.
Deve-se notar também que, mesmo na ausência de contra-indicações, a dose recomendada do medicamento não deve ser excedida, pois nesse caso podem ocorrer efeitos colaterais indesejáveis - queimação no estômago, respiração rápida e dor de cabeça a intoxicações mais graves.
Importante! É precisamente por causa das propriedades fitoncidas pronunciadas das coníferas que muitos sanatórios, dispensários e outras instituições de melhoria da saúde tentam colocar diretamente nas florestas de pinheiros, e se isso for impossível, plante pinheiros em abundância na área circundante.
Receitas e usos
Dos brotos de pinheiro em casa, você pode preparar muitas poções de cura - de tinturas tradicionais, infusões ou decocções a outras mais originais, como mel ou geléia. Dependendo da receita específica, é possível usar esse medicamento por dentro e por fora - na forma de loções, pomadas, inalações ou banho terapêutico.
Tintura
Sob tintura na medicina, é habitual entender uma forma de dosagem preparada sem aquecimento, extraindo substâncias úteis de materiais vegetais em uma base líquida (geralmente alcoólica) devido à longa conexão dessas matérias-primas e líquidos (infusão), após o qual o componente vegetal é produzido a partir do produto acabado produto é removido.
Em vodka
Para preparar tinturas com vodka, você precisa:
- Pique os galhos finos junto com as agulhas e encha-os com qualquer recipiente de vidro com uma tampa bem apertada (garrafa ou jarra). Ao colocar as matérias-primas não mexa.
- Despeje a vodka no topo do tanque. A proporção aproximada de matérias-primas e vodka é de 100 g por 1 litro.
- Coloque o vaso em um local escuro por duas semanas, agitando ocasionalmente suavemente.
- Depois de algum tempo, escorra o líquido, descarte os galhos de pinheiro, coloque a tintura na geladeira.
O medicamento deve ser tomado em 1 colher de sopa. eu depois de comer. É usado como um meio para limpar os vasos sanguíneos e fortalecer a imunidade, bem como para tratamento e prevenção:
- inflamação do trato urogenital;
- amigdalite, faringite, traqueíte e outras doenças agudas do trato respiratório superior;
- tuberculose;
- ataques cardíacos e derrames;
- asma
- reumatismo, radiculite, problemas articulares;
- doenças do trato gastrointestinal, fígado e vesícula biliar;
- dor de cabeça
Em álcool
A tintura de álcool dos brotos de pinheiro é preparada de acordo com a mesma tecnologia da vodka, mas você precisa tomá-la em doses menores - 20 gotas de cada vez (cerca de 2/3 de colher de chá). Após um curso de duas semanas, você deve fazer uma pausa.
Além de indicações comuns a todos os tipos de tinturas de pinheiro, a preparação de álcool é frequentemente usada externamente, em particular para moer e desinfetar curativos para feridas. Para doenças articulares, é preferível usar o uso externo do medicamento.
Importante! Não use preparações que contenham álcool para esfregar crianças, pois o álcool tem a propriedade de ser absorvido pelo corpo através da pele e no sangue. Pelas mesmas razões, é estritamente proibido esfregar com vinagre.
Na água
Você pode obter matérias-primas medicinais de brotos de pinheiro insistindo em água pura; É verdade que esse remédio é mais corretamente chamado não de tintura, mas de infusão. A tecnologia de cozimento permanece a mesma, a única condição é que a água seja purificada, mas não fervida.
A infusão pronta pode ser usada para enxaguar a cavidade oral, o que ajuda a aliviar a dor de dente, fortalecer as gengivas e tratar várias inflamações - da estomatite à amigdalite. É útil beber 100 ml do medicamento para uma tosse prolongada (o pinheiro tem propriedades expectorantes), bem como para todas as doenças listadas acima nos casos em que o álcool é contra-indicado por um motivo ou outro (por exemplo, crianças).
Você sabe O pinheiro é uma árvore muito comum, mas, ao mesmo tempo, cresce exclusivamente no hemisfério norte. É interessante que, entre duzentas espécies de Pinus silvestris na Rússia, 90 possam ser encontradas, e a maior população deste país não é a bétula russa tradicional, mas o pinheiro.
Decocção
O caldo é uma maneira mais rápida de extrair espremido de plantas medicinais, porque é realizado devido ao aquecimento intenso. Sua desvantagem é que altas temperaturas destroem alguns componentes úteis das matérias-primas. Em particular, o ácido ascórbico, que é rico em brotos de pinheiro, só pode ser preservado em pequena medida com este método de preparação. Por esse motivo, recomenda-se não cozinhar todas as decocções de coníferas, mas definhar em banho-maria.
Tecnologia de caldo de cozinha:
- Pique finamente um broto de pinheiro jovem, juntamente com agulhas.
- Despeje 1 colher de sopa. material vegetal preparado 250 ml de água fria.
- Coloque a mistura em banho-maria, cubra.
- Cozinhe por 30 minutos.
- Retire o recipiente do fogo, deixe esfriar completamente, sem remover a tampa.
- Coe o líquido, descarte os galhos de pinheiro.
As indicações de uso são:
- inflamação do trato urogenital;
- amigdalite, faringite, traqueíte e outras doenças agudas do trato respiratório superior;
- tuberculose;
- ataques cardíacos e derrames;
- asma
- reumatismo, radiculite, problemas articulares;
- doenças do trato gastrointestinal, fígado e vesícula biliar;
- dor de cabeça
O caldo de pinheiro é ingerido em 50 ml três vezes ao dia. Você também pode usar uma decocção de brotos de pinheiro para banhos de inalação ou aquecimento, por exemplo, para aliviar um ataque de radiculite (no último caso, também é útil adicionar sal à água).
Mel
O pinheiro não pertence às plantas de mel e, portanto, as abelhas não demonstram interesse nessa árvore. E, no entanto, a partir de brotos de pinheiro, você pode fazer um xarope grosso, que não é inferior ao mel em consistência, sabor e propriedades úteis.
Para fazer isso, você deve:
- Lave os galhos jovens, limpe cuidadosamente as agulhas e pique.
- Coloque as matérias-primas em uma panela esmaltada e despeje água fria para que o nível do líquido cubra os brotos por 1-2 cm. Cerca de 2 litros de água devem cair em 2 xícaras de brotos.
- Deixe a mistura por 4-5 horas em um local quente para que compostos voláteis do pinheiro caiam na água.
- Coloque a panela no fogo, tampe, cozinhe por 20 minutos a partir do momento da fervura.
- Retire o recipiente do fogo e deixe a tampa por 24 horas.
- Coe a infusão. O líquido deve adquirir uma agradável coloração esverdeada.
- Adicione açúcar à infusão na proporção de 1: 1, misture bem.
- Coloque a calda no fogo e cozinhe por 90 minutos até engrossar.
O mel de pinho é uma excelente cura para doenças do trato respiratório e do trato gastrointestinal. Você precisa tomá-lo por 1 colher de sopa. três vezes ao dia 30 minutos antes das refeições.
Preserva
O atolamento de pinheiro é preparado usando aproximadamente a mesma tecnologia do mel. Você pode, por exemplo, usar a seguinte receita para isso:
- Lave e corte os galhos mais finos possível. Agulhas podem ser removidas, mas algumas donas de casa usam brotos junto com agulhas.
- Misture em um recipiente esmaltado uma quantidade igual de matérias-primas picadas e água quente (por exemplo, 1 xícara).
- Cozinhe a mistura em fogo baixo até o líquido ferver 50%.
- Retire a panela do fogo e, usando um rolo de madeira, amasse cuidadosamente os brotos amolecidos.Para acelerar o processo, você pode matar a mistura no liquidificador.
- Depois que o conteúdo da panela esfriar completamente, coe-o em uma gaze dobrada em várias camadas e aperte bem o bolo restante.
- Volte a colocar o líquido expresso na panela, adicione o açúcar à taxa de 1 kg por 1 litro de caldo, leve ao fogo, deixe ferver.
- Depois que a geléia ficar grossa, adicione uma pequena quantidade de suco de limão espremido na hora (cerca de 2 colheres de sopa por 1 litro), misture bem, retire do fogo e deixe esfriar.
Os galhos de pinheiro são adequados não apenas para decorar uma casa antes do feriado de Ano Novo, mas também para fins mais sérios. Tais matérias-primas, se coletadas no prazo, preparadas e retiradas corretamente, podem ser usadas para prevenir muitas doenças e, algumas vezes, para tratá-las. No entanto, devemos sempre lembrar que a medicina, mesmo a medicina popular, ainda é uma ciência e, portanto, qualquer medicamento deve ser tomado com a máxima responsabilidade.