Cabaças para o cultivo bem-sucedido precisam de muito calor e luz. Tais condições podem ser garantidas com o plantio de uma cultura em estufa, onde o microclima pode ser regulado. Hoje vamos falar sobre o cultivo de melancias em uma estufa.
Que variedades são adequadas para o cultivo em estufa
Para condições de efeito estufa, as variedades de amadurecimento precoce com baixo peso de produção são consideradas mais adequadas.
Estes incluem:
- Skorik - período de maturação 60-65 dias, peso até 4 kg. A fruta tem a forma de uma bola, descasque com uma tira, não grossa, lisa. A polpa é suculenta, fibrosa, com um aroma pronunciado;
- "Faísca" - amadurece em 85 dias, com peso de até 2,5 kg. Fruta esférica com casca verde escura e polpa doce e suculenta. A variedade é imune a cabaças;
- "Príncipe Albert F1" - período de maturação de até 80 dias, peso de até 3 kg. Fruta de casca fina, cor amarela com polpa de açúcar doce. A desvantagem é que não é armazenado por muito tempo;
- "Príncipe Hamlet F1" - período de maturação 75-80 dias, peso até 2 kg. Distingue-se pela forte imunidade e resistência às mudanças de temperatura, é popular nos subúrbios. Tem carne amarela com um pequeno número de sementes, uma casca listrada fina.
Atividades preparatórias
À medida que o arbusto de melancia se desenvolve, estendendo-se ao longo do suporte, a altura da estufa deve ser de pelo menos 1,7 m. Não deve haver lacunas nas paredes ou nos caixilhos das janelas, para uma cultura termofílica, um rascunho é contra-indicado. Uma opção ideal para cabaças é um revestimento de policarbonato. O material possui uma largura de banda melhor que o filme, e é mais fácil regular a umidade na sala.
Preparação para estufa
No outono, uma estufa está sendo limpa, preparando-a para as colheitas da primavera. Se você não tiver tempo para lavar o quarto no outono, precisará fazer isso antes de pousar. Certifique-se de derramar o solo preparado com uma solução desinfetante: sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux. Na sala, você precisa atingir uma temperatura de cerca de + 30 ° C, umidade de 60%.
Importante! Com alta umidade, as cabaças são afetadas por esporos de fungos.
Requisitos do solo
As plantas precisam de um solo solto, perfeitamente úmido e permeável ao ar, com uma acidez de 6-7 pH. No outono, o solo é cavado com húmus de 4 kg / m². Na primavera, para fornecer calor no solo, o aquecimento é preparado: a camada superior do cume é removida, uma camada de húmus misturada ao feno é colocada. A mistura é completamente derramada com água quente e coberta com uma camada de solo. Se for possível organizar o aquecimento da água, os tubos são colocados sob o solo, através do qual a água quente flui.
Crescendo e cuidando de mudas
As mudas são semeadas no mês de abril. Antes de semear as mudas, as sementes são calibradas colocando-as em água limpa. Instâncias pop-up são rejeitadas. O material de plantio é mantido por meia hora em uma solução de permanganato de potássio para desinfecção. Para a germinação, secas após o processamento, as sementes são embrulhadas em gaze úmida. Durante vários dias, coloque uma bateria de aquecimento. Assim que eclodirem, realize a semeadura.
No solo do jardim, misturado 1: 3 com húmus, adicione 3 g de qualquer composição de potássio e nitrogênio e 9 g de fósforo por 10 l de solo. Para não perturbar o sistema radicular das plantas com palhetas, as mudas são plantadas em vasos de turfa com diâmetro de até 10 cm, enterrados por 3 cm, colocando-os de lado. A parte superior dos copos é coberta com um filme.
Para o desenvolvimento normal das plantas, os recipientes com as culturas são colocados em um microclima especial:
- temperatura - + 22 ... + 25 ° C;
- umidade - 55-60%;
- a iluminação é brilhante, difusa.
Você sabe As melancias vêm da África do Sul, lá, no deserto de Kalahari, você ainda pode encontrar uma amostra selvagem com peso de até 200 g.
O cuidado com as culturas é realizado da seguinte forma:
- rega - à medida que o solo seca, água à temperatura ambiente, em pé;
- cobertura - não antes de 10 dias após a germinação, usando compostos minerais.
Opção de alimentação para 2 litros de água:
- 4 g de nitrato de amônio;
- 3 g de sulfureto de potássio;
- 10 g de superfosfato.
Plantio de mudas
As mudas são plantadas em maio, neste momento não há ameaça de geada, o ar e o solo estão quentes o suficiente.
Tecnologia de desembarque:
- Cavar um buraco em cada copo.
- Coloque dois tanques de turfa em um buraco, endireite as mudas, direcionando os cílios para os lados e polvilhe com o solo.
- O pescoço da raiz deve permanecer acima do solo.
- Depois que as plantas são regadas, o canteiro é coberto.
Como cuidar de melancias em uma estufa
Cuidados adicionais com as mudas são procedimentos padrão.
Conformidade com umidade e rega
A temperatura na estufa deve ser monitorada, o termômetro não deve subir acima de + 30 ° C, cair abaixo de + 20 ° C. Um aumento de umidade superior a 60% não deve ser permitido. Para manter o microclima no modo desejado, a temperatura e a umidade são reguladas pela ventilação natural na estufa. Molhar a cultura é realizada no solo, a água é defendida, aquecida ao sol a t + 20 ° C. Para não inundar as plantas, a frequência da rega é determinada pelo estado da folhagem: se as folhas estiverem ligeiramente desbotadas, é hora de regar.
Importante! Ao regar, você precisa garantir que as gotas de água não caiam na folhagem e caules, o que pode levar à deterioração.
Alimentação
No início do desenvolvimento das mudas, as plantas podem ser alimentadas com uma composição orgânica: o estrume apodrecido é derramado com água de 1 a 10. A solução é infundida por 24 horas e depois regada em solo úmido sob a raiz.
Durante a colocação dos botões de flores, a planta é fertilizada com uma mistura mineral em 10 l de água:
- 10 g de nitrato de amônio;
- 25 g de sulfureto de potássio;
- 30 g de superfosfato.
Durante a floração e frutificação, 5 g de ácido bórico são adicionados à mistura descrita acima.
Polinização
É impossível garantir 100% de polinização em uma estufa por insetos; portanto, os residentes de verão realizam esse processo manualmente.
A tecnologia é a seguinte:
- No início da manhã, a maior flor masculina é arrancada.
- Rasgue ou dobre as pétalas.
- Os estigmas da flor feminina são tocados pela antera masculina, portanto o pólen é banhado.
Formação de ligas e arbustos
Quando os frutos do tamanho de um tomate médio aparecem, o arbusto deve ser formado corretamente:
Padrão de formação de Bush
- Sobre a quinta folha, aperte o ponto de crescimento.
- Remova os brotos e hastes mais baixos nos quais não há ovários.
- No chicote lateral, a terceira folha sobre a flor feminina é contada e encurtada.
- O mesmo procedimento é realizado na flor masculina, contando 7 folhas.
- Para o desenvolvimento normal de frutas em um arbusto, não é recomendável deixar mais de 2 frutas.
- Embora as melancias não tenham começado a crescer intensamente em largura, elas estão conduzindo a criação de novos rebentos.
Um tipo vertical de treliça é instalado em torno do perímetro da sala, com uma distância entre os suportes de 40 a 45 cm, e os flagelos são amarrados aos suportes nos quais as redes para os frutos estão instaladas. As melancias que atingem o tamanho de uma maçã grande são colocadas em redes e amarradas para que não se quebre sob o peso de uma fruta que amadurece.
Vídeo: cultivando melancias em uma estufa
Datas e regras básicas para a colheita
A maturidade da melancia é indicada pela cor mais escura das listras, se a variedade for listrada. Você precisa bater no feto com os nós dos dedos: um som abafado indica maturação.Por 3-4 dias antes da colheita, eles param de regar a colheita. As bagas são colhidas cortando o caule, para que permaneçam 3 cm da raiz. As frutas são secas, são transferidas por papel durante o transporte e o armazenamento. Tocar na fruta pode levar à infecção por podridão.
Você sabe Na cidade de Kherson, na Ucrânia, um monumento foi erguido em homenagem à melancia.
Possíveis erros ao cultivar melancias em uma estufa
Iniciantes no cultivo de melancias cometem alguns erros, por causa dos quais a cultura está doente, a qualidade e a quantidade da colheita são reduzidas.
Recomendações úteis de jardineiros experientes:
- A localização da estufa na sombra não dará luz suficiente para o desenvolvimento da cultura. Se a situação não puder ser alterada, instale lâmpadas na sala para obter iluminação adicional.
- Os mais resistentes a mudanças de temperatura e doenças são as variedades híbridas de plantas.
- As sementes e o solo devem ser descontaminados, isso servirá como prevenção de doenças e aparecimento de pragas. O mesmo vale para a limpeza do outono na estufa.
- As sementes devem ser germinadas, porque a casca é muito dura.
- Ao semear, a semente é colocada de lado, o que acelera o crescimento da parte aérea.
- O sistema radicular das mudas é frágil, os brotos não toleram a colheita; portanto, a opção ideal para o recipiente é um copo de turfa.
- Ao plantar em canteiros de efeito estufa entre mudas, você deve deixar pelo menos 70 cm de distância para que, ao se desenvolver, o arbusto receba luz suficiente e não oculte outros arbustos.
- Se houver falta de curativos, devido ao fato de os arbustos serem frágeis com folhas amareladas, é necessário adicionar curativos: 15 g de nitrato de amônio / 5 l de água.
- A rega por irrigação ou aspersão não é adequada, o método de aplicação de cobertura na folha também não é adequado. Isso aumenta a umidade da sala, repleta de doenças fúngicas.
A melancia é uma fruta saudável e saborosa; adultos e crianças adoram. Cultivar uma fruta ensolarada em sua própria área não é tão difícil. É importante não permitir mudanças no microclima na estufa e seguir os procedimentos de atendimento a tempo.