A raiz de gengibre é um tempero oriental tradicional, ganhando cada vez mais popularidade em todo o mundo. Não é de surpreender que os residentes de verão tenham uma dúvida sobre a possibilidade de cultivar uma planta dessas em sua própria área. Não há muito impossível no mundo, e esta revisão discutirá como cultivar gengibre na zona intermediária da parte européia da Rússia ou em outras regiões com condições climáticas semelhantes.
É possível cultivar gengibre na faixa do meio
Na natureza, é bastante difícil encontrar o gengibre hoje, no entanto, provavelmente, a pátria histórica desta planta é o sul da Ásia. As condições ideais para o cultivo dessa especiaria estão presentes no leste da Ásia e no sul do continente negro.
Você sabe O gengibre conquistou a Europa começando na Espanha, onde os muçulmanos a trouxeram nos séculos 9 a 11. Além disso, como convém aos habitantes do Oriente, que desejam «encher» No preço de seus produtos, os comerciantes astutos não revelaram o segredo da origem do tempero aromático, contando aos europeus histórias incríveis de que a raiz milagrosa cresce no fim do mundo e é vigiada por trogloditas sedentos de sangue.
Em escala industrial, chineses, japoneses, indianos, indonésios, tailandeses e australianos cultivam a cultura. Além disso, plantações significativas estão localizadas em alguns estados da África Ocidental, no Brasil, em Barbados e na Jamaica.
Para que uma planta tenha tempo para formar um rizoma do tamanho necessário, é necessário, em média, permanecer no solo por pelo menos 8 a 10 meses, o que nas condições da Rússia Central é bastante difícil de fornecer, uma vez que estamos falando de uma cultura muito calorosa que precisa de uma alta umidade, proteção contra luz solar direta, ventos e correntes de ar.
Por esse motivo, em campo aberto, a especiaria pode ser cultivada apenas nas regiões sul da Federação Russa. Para os residentes das regiões mais frias, o cultivo de gengibre só é possível se a estufa for usada para esse fim. Como regra, em nosso país, a cultura é cultivada por uma temporada, ou seja, anualmente.
Variedades adequadas
Gênero gengibre (nome latino - Zingiber) combina quase cem espécies e meia, mas como especiaria uma planta é cultivada Zingiber officinal, também conhecido como gengibre farmacêutico, medicinal, real ou comum. Nos países do leste, muitas de suas variedades são criadas (somente na Índia existem 26) mas os seguintes representantes das espécies são considerados os mais famosos:
- Kerala
- Indiano
- África Ocidental
- Jamaicano
Note-se que o gengibre branco (bengali) e preto (barbados) - essas não são variedades diferentes, mas principalmente a colheita da raiz da mesma planta.
No primeiro caso, o rizoma é limpo e branqueado em ácido sulfúrico (2%) antes da secagem. A raiz preta não está sujeita a esse processamento, mas tem um cheiro mais saturado e queima acentuada.
Você sabe Kerala é um estado no sudoeste da Índia, banhado pelas águas do mar da Arábia. Seu território é famoso não apenas por suas magníficas praias, mas também pelas maiores plantações de gengibre do país (aproximadamente 70% da especiaria do volume total é produzida aqui).
Cultivo de gengibre em campo aberto: instruções passo a passo
Um morador da Faixa do Meio em campo aberto não será capaz de cultivar rizomas de aparência exótica poderosos que adornam as prateleiras de um bazar oriental ou de um supermercado europeu moderno, mas é bem possível obter uma colheita de pequenas raízes com um sabor e cheiro completamente autênticos.
É verdade que para isso é necessário gastar muito esforço, já que um clima continental temperado ainda não é exatamente o necessário para o desenvolvimento normal de um tempero oriental valioso. Para os residentes da zona intermediária da parte européia da Federação Russa, o momento ideal para começar a cultivar mudas é o final de fevereiro.
Importante! Como a formação de rizomas exige muito mais tempo do que a estação quente na Faixa Central, o tempero pode ser cultivado exclusivamente através de mudas, prolongando assim o período natural da estação de crescimento por pelo menos 2 meses.
Preparação do solo
O gengibre ama um solo leve e fértil com uma reação de pH próxima a neutra ou levemente ácida. Para criar condições favoráveis para a planta, o canteiro deve ser preparado no outono. Primeiro, você precisa cavar a terra até a profundidade da baioneta da pá (25 a 30 cm), enquanto remove cuidadosamente as ervas daninhas, juntamente com as raízes, os detritos e os restos das culturas cultivadas anteriormente.
Após a escavação, os torrões de terra devem ser desmontados manualmente, para que o solo fique macio e solto. Então, usando vários aditivos, eles melhoram a estrutura do solo (aumentam sua leveza), além de enriquecer sua composição orgânica e mineral.
Para esse fim, na cama, com base em cada metro quadrado de área, você deve fazer:
- areia - 10 l (se o solo for argila, é necessário aumentar a quantidade de areia);
- húmus - 10-20 l;
- vermicomposto - 500-600 g;
- nitrofosco (fertilizante complexo nitrogênio-potássio-fósforo) - 50–80 g.
Você pode aumentar a acidez do solo com um substrato de coníferas ou turfa.
Já em cima dessa camada de drenagem, você pode colocar a mistura de solo fértil preparada.
Para o cultivo de mudas, o solo é preparado de maneira diferente. O solo do jardim, o vermicomposto, a areia e o húmus são misturados em proporções iguais, após o que são necessariamente desinfetados.
Para esse fim, o substrato pode ser mantido por várias horas em um forno aquecido a + 70 ° C, deixado durante a noite no gelo (você precisa de uma temperatura não superior a -15 ° C) ou polvilhado com bastante solução saturada de permanganato de potássio.
O substrato acabado deve ser derramado em caixas ou vasos com uma altura de parede de pelo menos 25 cm, no fundo dos quais uma camada de argila expandida ou outro material de drenagem é colocada preliminarmente, depois vazada abundantemente com água assentada à temperatura ambiente e prosseguir imediatamente com o plantio.
Preparação de rizoma
As mudas de gengibre não são cultivadas a partir de sementes, mas a partir de rizomas, isto é, por um método vegetativo. O material de plantio pode ser comprado em qualquer supermercado ou mercado, é claro, é importante que a raiz seja fresca.
Importante! Para o plantio, você deve escolher apenas raízes jovens. Distinguem-se facilmente pela cor clara, levemente dourada e pela presença de olhos (os mesmos encontrados nos tubérculos de batata).
Ao escolher um produto, você deve prestar atenção à ausência de danos na raiz (eles são o "portão" para muitas infecções), bem como ao estado da casca - é desejável que seja o mais liso possível, sem áreas amassadas e sinais de letargia ou secagem.
O rizoma adquirido deve ser embebido em água morna por 12-24 horas. Na água, você pode adicionar qualquer estimulante de enraizamento ("Kornevin", "Epin", "Heteroauxin" etc.) diluindo o medicamento de acordo com as instruções do fabricante.
No processo de imersão no rizoma, pontos de crescimento - brotos - são indicados. Depois disso, a raiz pode ser facilmente dividida com uma faca afiada em partes para o plantio, de modo que pelo menos dois rins vivos estejam presentes em cada fragmento.
Como as linhas de corte, é melhor escolher o final dos processos (jumpers). Para evitar que infecções fúngicas entrem no tecido, é importante desinfetar os locais de corte, por exemplo, polvilhar com carvão ativado ou em pó, tratar com qualquer biofungicida (Fitosporina, Tricodermina, Haupsin, etc.).
Fragmentos da raiz preparada dessa maneira devem ser colocados em caixas já preparadas com substrato nutritivo, garantindo que os rins "olhem" para cima. Para plantar material de plantio no solo, você precisa de cerca de 3-4 cm.
Após o plantio, você pode novamente derramar o solo com água levemente aquecida para estimular o processo de germinação e depois instalá-lo em um local quente e bem iluminado. Antes que os primeiros brotos apareçam, a superfície do solo nos vasos precisa ser umedecida periodicamente, usando um frasco de spray, para não danificar os brotos jovens.
Plantio de mudas
Se a raiz foi selecionada, preparada e plantada corretamente, os primeiros brotos acima da superfície da terra devem aparecer em 2-3 semanas. No tratamento de mudas, o principal é garantir alta umidade do ar sem umedecer o solo.
O plantio de mudas em campo aberto é realizado não antes do início de maio (nas regiões sul da Federação Russa, sob condições climáticas favoráveis, isso pode ser feito na última década de abril, mas não é necessário se apressar demais para que as geadas de retorno da primavera não destruam a planta que adora calor).Você sabe O nome da planta vem do indiano antigo "sringavera", que é traduzido do sânscrito literalmente significa "chifre". Assim, os índios enfatizaram a forma incomum da raiz desse tempero popular.
O gengibre é geralmente plantado em fileiras. A distância entre as mudas individuais deve ser de pelo menos 30 cm, o espaçamento mínimo entre fileiras - 20 cm. As mudas são colocadas em campo aberto por transbordo em poços preparados, abundantemente regados com água. Depois de imergir as plantas nelas, junto com um pedaço de terra, você precisa pressionar firmemente as mudas de todos os lados com terra e água e, quando a água for absorvida, polvilhe com uma nova camada de substrato nutriente.
Imediatamente após o plantio, as plantas jovens precisam ser cobertas com um filme, vidro, policarbonato ou outro material transmissor de luz que possa proteger de maneira confiável o gengibre jovem das baixas temperaturas noturnas, ventos fortes e outros desastres naturais. O filme só pode ser removido após o estabelecimento de calor estável.
Vestir e cuidar
Em condições favoráveis, o gengibre ganha rapidamente massa verde, mas para isso a planta precisa de rega abundante, mas não excessiva, e que é especialmente difícil de fornecer, maior umidade do ar. Portanto, ao regar as mudas, você deve prestar atenção especial à aspersão, tentando garantir que as folhas da planta recebam menos água do que suas raízes.
Importante! Você não pode regar as mudas nas folhas sob luz solar intensa, caso contrário queimaduras graves são inevitáveis. Para umedecer as camas, é melhor escolher o horário da noite ou de manhã cedo.
A frequência da rega depende das condições climáticas, no entanto, mesmo em um período não tão seco, é necessário umedecer o jardim com menos frequência do que em dias alternados. Para evitar a formação de uma densa crosta terrestre, que impede a penetração de oxigênio nas raízes, a superfície do solo deve ser cuidadosamente afrouxada, ao mesmo tempo em que remove as ervas daninhas que crescem no leito.
Simultaneamente com a rega, cerca de 2 a 3 vezes por mês, as mudas de gengibre precisam ser alimentadas com fertilizantes orgânicos e minerais. Para esses fins, o estrume apodrecido (vaca ou cavalo) é adequado, podendo ser alternado com excrementos de pássaros. Os fertilizantes são diluídos em água para obter uma solução (10-15%), aplicada a cada planta - sempre após rega pesada, para não queimar as raízes.
No final do verão, além do adubo que enriquece o solo com nitrogênio, é útil alimentar o gengibre com potássio. Este elemento afeta o desenvolvimento de rizomas. Como fertilizante com potássio, você pode usar cinza de madeira (1/4 de xícara para cada arbusto) ou sulfato de potássio (com base em 50-60 g por metro quadrado de camas).
Regras de colheita e armazenamento
Como todas as plantas em que a raiz é usada, o gengibre é muito importante para interromper a rega antes da colheita. Como o exot oriental não tolera a secagem do solo, essa ruptura forçada não deve exceder 7 a 10 dias.
Importante! O principal sinal para interromper a rega é o início do amarelecimento natural e da secagem das folhas, com as quais o gengibre responde a uma redução do horário de verão e a uma diminuição gradual da temperatura média diária do ar.
Você precisa desenterrar os rizomas em clima seco, tentando agir com uma pá com muito cuidado para não danificar a casca. Os restos da terra e os processos radiculares dos colhidos da terra devem ser cuidadosamente removidos com as mãos (você não pode bater as raízes no chão ou limpá-las com objetos pontiagudos), depois deixe os rizomas secarem diretamente sob o sol ou, se o tempo estiver nublado com alta probabilidade de chuva, em uma sala seca em boa ventilação.
A questão da capacidade de remover a sujeira das raízes é discutível, mas os jardineiros mais experientes recomendam que você não molhe a colheita antes de colocá-la para armazenamento a longo prazo.
Confira
O gengibre em casa é uma conquista que nem toda dona de casa pode se orgulhar. Infelizmente, a parte do meio da parte européia da Rússia é inicialmente inadequada para o cultivo desta cultura, no entanto, as tentativas de enganar a natureza ainda podem ser bem-sucedidas se você abordar o assunto com toda a seriedade e tentar criar as condições mais favoráveis para a planta.
Se você deseja obter uma raiz comparável em tamanho e aparência aos produtos importados, é claro, precisa de uma estufa, mas aqueles que estão dispostos a se comprometer recebem uma certa colheita da cultura exótica perfumada de campo aberto.