Pepinos chineses são chamados de mais de dez variedades de cultura vegetal, criadas na China. Todas essas variedades se distinguem pelo formato alongado da fruta, características externas e sabor semelhantes. Criadores russos conseguiram lançar seu híbrido chamado milagre chinês. A seguir, falaremos sobre as regras da tecnologia agrícola dos pepinos da seleção doméstica.
Características da classe
Vamos considerar com mais detalhes as características do híbrido descrito.
Você sabe Pepinos O milagre chinês tem uma característica interessante: se você precisar cozinhar uma salada, corte um pedaço do comprimento desejado do material verde que cresce e o restante poderá continuar se desenvolvendo em um chicote sem problemas.
Descrição do mato e frutas
O milagre chinês tem as seguintes características botânicas:
- arbustos altos (até 2–4 m);
- crescer exclusivamente para cima, sem se ramificar muito nas laterais (a proximidade de arbustos é permitida para economizar espaço no jardim);
- as flores femininas crescem no chicote principal e nos enteados;
- a polinização ocorre tanto pela autopolinização quanto pelo caminho cruzado (a produção de frutos será mais rica ao plantar em um leito de outras variedades);
- Zelentsy cilíndrico, com uma ligeira curvatura;
- os pepinos têm casca fina e pequenos tubérculos raramente localizados;
- a parte interna densa da fruta é suculenta, sem amargura;
- pepinos crescem até 60 cm;
- em peso, um pepino em média de 650 a 655 g.
O momento da floração e amadurecimento, fecundidade
Essa variedade no início da estação de crescimento fica para trás no desenvolvimento em relação às frutas frutadas. Embora a floração e o ovário ocorram mais tarde, a planta pode subseqüentemente recuperar o atraso e até ultrapassar outras variedades na coleta de frutos. Zelentsy durante o dia pode crescer 15 cm e, no dia seguinte, já pode ser coletado. Outra característica interessante da variedade é que quanto mais cedo a primeira safra for colhida, mais pepinos se formarão. A produtividade é alta: um arbusto para toda a estação de cultivo produz até 30 kg de frutas de alta qualidade.
Você sabe Pela primeira vez, os pepinos foram cultivados em estufas para o imperador romano Tibério, já que ele gostava de comer esses vegetais diariamente durante todo o ano.
Prós e possíveis desvantagens da variedade
Se compararmos o híbrido em questão com outras variedades, uma nuance importante é que muitos tipos de vegetação só podem ser consumidos frescos. Os produtos da variedade descrita são universais: Zelentsy é usado tanto para consumo fresco quanto para conservas.
- Entre outras vantagens incluem:
- altos rendimentos;
- aparência estética de produtos e tamanhos grandes;
- bom gosto;
- sobrevivência em diferentes zonas climáticas;
- imunidade a doenças e pragas.
- As desvantagens da variedade são:
- baixa porcentagem de germinação de sementes;
- plantas poderosas que requerem ligação;
- alta demanda por rega abundante;
- instabilidade a saltos de temperatura;
- baixos indicadores de manutenção da qualidade, por causa dos quais a colheita é imediatamente consumida ou processada.
Sementeira e tecnologia crescente
O milagre chinês é cultivado em uma cama aberta e em viveiros. Nos dois métodos de plantio, é permitido plantar sementes de pepino diretamente no solo, mas é preferível plantar mudas.
Importante! Como os pepinos milagrosos chineses têm raízes poderosas, eles precisam de recipientes para mudas com um volume de pelo menos 500 ml, que precisam ser preenchidos com solo solto e nutritivo, com uma acidez Ph de 6,5 a 7,0.
Em campo aberto
Embora sejam pepinos bastante resistentes ao frio, em um ambiente fresco, as mudas inibem o crescimento. As mudas são plantadas em solo desprotegido apenas a uma temperatura do ar próxima aos níveis de + 18 ... + 20 ° C (segunda ou terceira décadas de maio).
Tecnologia de plantio de mudas em um jardim aberto:
- O local para o plantio de mudas é escolhido levando em consideração a iluminação suficiente, com proteção contra correntes de ar, no lado sul do jardim, mas sem exposição direta à luz solar.
- No caso de aumento da acidez do solo, mesmo no outono, são introduzidos giz, cal cortada ou fertilizantes orgânicos alcalinos prontos (opcional).
- Nas camas selecionadas e preparadas, são formadas cristas (até 30 cm de altura) em cristas largas, deixando até 80 cm no espaçamento entre linhas.
- No dia anterior ao plantio, os pepinos em recipientes precisam ser regados para que o arbusto possa ser facilmente removido.
- Eles cavam buracos na cama com 20 cm de profundidade (o tamanho do sistema radicular em um recipiente com mudas).
- As mudas são cuidadosamente removidas dos recipientes sem perturbar o pedaço de terra.
- Cada arbusto é colocado entre 25 e 30 cm um do outro.
- As plantas são colocadas no chão para que seus pescoços radiculares permaneçam 2 cm acima do solo.
- O solo ao redor de cada muda deve ser ligeiramente compactado.
Vídeo: plantio de mudas de pepino em campo aberto
Na estufa
É permitido plantar mudas de pepino em estufa ou estufa duas semanas antes do que em campo aberto. Ao plantar pepinos em estufa, a sequência de ações é semelhante, como é o caso de um canteiro aberto, mas existem algumas nuances:
- Cavar o solo na estufa com a adição de uma mistura de cinza de madeira e serragem (3 kg por 1 m²).
- Prepare canteiros com uma largura de 80 cm e, no meio, faça valas com profundidade e largura de cerca de 25 cm.
- A palha triturada é derramada nas valas, metade da profundidade, e o substrato extraído dela, também conectado à palha e impregnado com fertilizante mineral complexo para pepinos, é colocado sobre ela.
- O solo da estufa pode aquecer por vários dias antes do plantio.
- Nas valas, as covas são preparadas com uma profundidade de 25 cm e o mesmo passo entre elas.
- Antes de cada poço, antes do plantio, uma solução quente de manganês a 1% é derramada primeiro para desinfetar o solo e depois umedecida com água limpa.
- As mudas são plantadas nos buracos, deixando os pescoços da raiz de 1-2 cm abertos, o chão sob os arbustos é cuidadosamente compactado e coberto com palha.
Vídeo: plantio de mudas de pepino em estufa
Recursos de Cuidados
Pepinos desta variedade estão exigindo bons cuidados.
Importante! Ao alimentar pepinos, não se deve exceder a concentração de nutrientes recomendada pelo fabricante, pois isso ameaça queimar as raízes.
Rega e fertilização
Uma colheita de pepinos de qualidade pode ser obtida apenas se for observado o cronograma correto de irrigação e fertilizantes. Os pepinos são regados de acordo com as seguintes regras:
- A melhor hora para a irrigação é a primeira parte do dia.
- A água de irrigação é usada exclusivamente aquecida.
- Os pepinos não devem ser regados pelo sistema radicular, pois o solo é tão facilmente lavado e começa a secar. Não vale a pena regá-lo por gotejamento, pois a folhagem úmida e o chicote principal começarão a apodrecer. O melhor método para regar pepinos é em ranhuras cavadas entre plantas.
- Os pepinos são regados abundantemente à medida que a terra seca sob os arbustos: em clima frio - a cada 7 dias, em clima seco - pelo menos duas vezes por semana. Consumo de água - 5 litros por 1 m² de camas.
- Se as plantas tiverem folhagem excessivamente densa, às vezes você deve pular a irrigação, pois o crescimento da massa verde retira a nutrição necessária pelas estufas emergentes.
- Na primeira floração, assim como na frutificação maciça, a rega é aumentada, umedecendo o solo 1 vez em 3 dias, despejando 10 litros de água por 1 m².
A cobertura é feita de acordo com este esquema:
- Antes de brotar e no início da frutificação. Aplique significa "Vermistim", "Azogran" (de acordo com as instruções).
- A cada 10 a 14 dias, fertilizantes complexos são usados: compradas misturas BioGumus, Agricola, Zdraven ou preparadas de forma independente (infusão de ervas daninhas na água na proporção de 1: 5).
- Aumenta a produtividade pulverizando o lado inferior da folhagem com uma solução de uréia (15 g por 10 l de água) uma vez a cada 2-3 semanas.
Formação de ligas e arbustos
Como os pepinos descritos fornecem colheitas abundantes e têm longos cílios, seus arbustos precisam de fortes apoios. Cordões finos ou amarrados ao teto de uma estufa não serão capazes de segurar arbustos poderosos e vigorosos. Em uma cama aberta, os ventos podem agravar a situação. É necessário pensar preliminarmente sobre estruturas de suporte adequadas e colocá-las corretamente no local (treliças estáveis, treliças, postes com linhas de arame esticadas).
Mudas, atingindo uma altura de 50 cm, precisam ser formadas:
- Os cílios inferiores laterais são cortados no ponto de crescimento, formando o cílio principal (não são removidos mais de 5 ramos).
- À medida que a cultura cresce, brotos laterais extras são cortados, observando uma distância de cerca de 30 cm entre eles (isso é importante, caso contrário, menos flores "femininas" se formarão).
- Aperte os brotos principais quando atingirem o topo da estrutura de suporte. Também é permitido jogar os cílios sobre a trave ou simplesmente deixá-los pendurar e crescer.
Vídeo: a formação de pepinos em campo aberto
Cuidado do solo
Tecnologia agrícola adicional para o cultivo de pepinos Um milagre chinês é cuidar do solo:
- Os arbustos de pepino plantados em uma cama permanente devem ser cobertos. Isso ajudará a reter a umidade e evitará o crescimento de ervas daninhas. Para isso, são utilizadas palha triturada, urtigas secas ou serragem de árvores de folha caduca (o uso de serragem de coníferas é inaceitável, pois essa madeira contém resinas que inibem essas plantas).
- Após cada rega, para obter o oxigênio necessário a partir das raízes dos pepinos, é necessário afrouxar o solo sob as plantas.
- É importante remover regularmente as ervas daninhas para que elas não absorvam os nutrientes necessários para o desenvolvimento e crescimento da colheita.
Controle de Pragas e Doenças
O pepino chinês raramente é exposto a doenças e ataques de pragas, principalmente devido a imprecisões nos cuidados.
Doenças que podem afetar Zelentsy desta variedade:
- Oídio Manifesta-se pelo aparecimento de um revestimento esbranquiçado no interior das folhas. Mais tarde, a placa se espalha do lado de fora das folhas e escurece, devido ao qual os frutos crescem retorcidos e sem sabor. O remédio Oksikhom (20 g por 10 l de água) ajudará a lidar com o problema, que é pulverizado com arbustos à noite (repita após 2 semanas).
- Míldio (peronosporose). As folhas são espalhadas com manchas amarelas arredondadas e, posteriormente, com flor roxa. As folhas enrolam para fora e secam. A doença pode ser eliminada tratando as plantas com Topaz (1 ampola é dissolvida em 10 litros de água) em três tratamentos com intervalo de 2 semanas.
- Alternariosis. As folhas inferiores são cobertas com muitas pequenas manchas convexas marrons claras. Depois de um tempo, as manchas se espalham para um número maior de folhagem e depois se fundem. Eles lutam com a alternariose pulverizando uma solução do fungicida "Ridomil Gold" (50 g por 10 litros de água). Pulverizado à noite ou com tempo nublado em duas ou três chamadas (com uma pausa de 2 semanas).
- Antracnose. Depressões oblongas marrons são encontradas no chicote principal e as folhas são cobertas com manchas marrons arredondadas. Como resultado da derrota, Zelentsy rapidamente começa a apodrecer. Elimine o problema com Oxychom (de acordo com o mesmo esquema que no caso de oídio).
Parasitas que atacam pepinos milagre chinês:
- Pulgões. Os arbustos são cobertos com pequenos insetos verde-claros ou pretos. Como resultado de suas atividades, a cultura se esgota e deixa de produzir frutos. O inseticida Fitoverm (6 ml por 1 litro de água) ajudará a combater o parasita. São realizadas duas pulverizações com um intervalo de duas semanas.
- Ácaro. Sob as folhas, pequenos pedaços brancos e sujos parecem algodão, e a folhagem jovem, brotos e ovários dos parasitas são trançados com uma teia fina. A luta é conduzida pulverizando com acaricidas "Aktofit", "Karbofos", "Inta-Vir". É necessário um mínimo de cinco tratamentos com um intervalo de 5 dias (os acaricidas devem ser alternados para evitar o vício da praga).
Colheita e armazenamento
Pepinos milagre chinês - variedade média tardia: a primeira colheita de frutas começa 60 dias após o surgimento dos brotos e pode continuar até o outono (no jardim aberto) ou até o inverno (na estufa). Os frutos são removidos a cada quatro dias, mas se não forem colhidos, por exemplo, uma semana, não ficarão maduros e não amarelarão, e as sementes não crescerão e ficarão grosseiras. Os produtos coletados não são armazenados por um longo período de tempo (após um dia desaparecem e perdem sua suculência), devendo ser consumidos imediatamente.
Você sabe Os europeus são amantes de pepinos com pele lisa e sem espinhos, e Zelentsy com espinhos é chamado de pepino em "camisas russas", pois são essas frutas que são mais valorizadas na Rússia.
Se for necessário manter as frutas frescas, elas são lavadas, embrulhadas com filme plástico e colocadas na geladeira. Assim, o prazo de validade de verduras frescas é estendido para 5 dias. Zelentsy é usado na culinária como ingrediente de saladas, aperitivos, sanduíches, ou eles preparam o inverno. Para preservação, os frutos são removidos pelo tamanho dos recipientes ou cortados em partes. Todos os pratos de tais pepinos são saborosos.Pepinos O milagre chinês é digno da atenção de qualquer jardineiro, pois sua aparência incomum traz diversidade para as plantações no jardim, e as excelentes qualidades de sabor da vegetação conquistam o coração de toda dona de casa.