Hoje, tomates frescos são vendidos nas lojas durante todo o ano. No entanto, qualquer dona de casa sabe que, no inverno, esse produto, a um preço bastante alto, nem em termos de aroma nem características de sabor, pode ser comparado a vegetais sazonais. É por isso que muitas pessoas se perguntam se é possível cultivar tomates diretamente no apartamento, no peitoril da janela, e se esses legumes “internos” serão saborosos o suficiente para competir com os colegas da loja. A resposta a esta pergunta e todas as instruções necessárias para implementar uma empresa incomum podem ser encontradas em nossa análise.
Que variedades de tomate podem ser cultivadas em casa
No mundo, há uma enorme variedade de variedades e híbridos de tomate: eles diferem entre si por diferentes critérios, incluindo as condições de cultivo recomendadas. Alguns tomates estão focados no plantio em campo aberto, outros dão as melhores colheitas em estufas.
Recentemente, variedades especialmente orientadas para o plantio em apartamentos também começaram a aparecer como uma espécie de planta de casa. Em seus nomes, as palavras “sacada”, “penico” etc. geralmente aparecem, mas um jardineiro iniciante precisa entender que qualquer classificação é muito condicional.
Ao escolher uma variedade ou híbrido para cultivar uma casa em uma janela, é importante focar em suas características, como:
- frutado pequeno (frutas grandes em um volume limitado da panela, o sistema radicular do mato simplesmente não pode se alimentar);
- resistência a infecções fúngicas;
- tolerância de sombra;
- precocidade
- alta produtividade.
Geralmente, para o cultivo em vasos, recomenda-se o uso de tomates de crescimento baixo (com um tipo determinante de arbusto), mas outras opções são possíveis. Existem lianas (encaracoladas), bem como variedades rasteiras de tomate, elas também são bastante adequadas para o plantio em casa.
Por exemplo, no peitoril da janela, você pode cultivar as seguintes variedades de tomate:
- "Varanda milagrosa vermelha";
- "O milagre da varanda é amarelo";
- "Recheio branco";
- Bonsai
- Orelha de vaca;
- "Vermelho em vaso";
- "Amarelo em vaso";
- "Carvalho";
- "Thumbelina";
- "A pérola é vermelha";
- "A pérola é amarela";
- Craiova
- "Chapeuzinho Vermelho";
- Leopold
- "Pigmeu";
- Pinóquio
- Pinóquio Laranja
- "Renet";
- "Anjo rosa";
- "Mel rosa";
- "Vermelho rubi";
- "Pérola de jardim";
- "Titmouse";
- "Bebê do norte";
- "O floco de neve";
- "Yamal 200."
Se falamos de híbridos, vale a pena prestar atenção nas seguintes opções:
- Varanda vermelha;
- "Varanda acima";
- "Bonsai micro";
- "Pérola";
- "Zelenushka";
- "Ira" (cereja);
- "Lisa" (cereja);
- "Lycopa" (cereja);
- Maksik (cereja);
- Minibel;
- "Data"
Características do cultivo de tomates em casa
Independentemente de os tomates serem plantados em campo aberto, na estufa ou permanecerem para crescer no parapeito da janela, é melhor cultivá-los com mudas.
A tecnologia para o cultivo de mudas de tomate é geralmente padrão; as características distintivas das plantas destinadas ao cultivo interno são insignificantes.Você sabe O tomate pode ser propagado não apenas pelas sementes, mas também pelo método vegetativo, através do enraizamento das estacas. Este método não possui ampla aplicação prática na agricultura tradicional, mas para quem deseja cultivar uma colheita em casa pode ser muito útil. Assim, é possível “transferir” um arbusto já brotado, ou melhor, um fragmento dele, diretamente do jardim para o apartamento, economizando tempo e esforço em cuidar de mudas.
Tempo de pouso
Se geralmente as mudas de tomate começam a crescer do início de março ao início de abril (dependendo da zona climática), essa regra não é adequada para tomates "caseiros". Como você deseja tirar os frutos de uma planta assim, quando não houver vegetais sazonais nas prateleiras, ou seja, idealmente na véspera de Ano Novo, pense na futura colheita em setembro. Além disso, não vale a pena adiar a semeadura, uma vez que a cultura fotofílica das sombras noturnas exige muito da duração do horário de verão, e quanto menor for, mais difícil se formará.
Condições ideais para o cultivo
O tomate como um todo não pode ser chamado de planta caprichosa; no entanto, para produzir frutos, pelo menos três parâmetros devem estar dentro de um intervalo bem definido - temperatura, umidade e iluminação.
Temperatura do ar e do solo
O regime de temperatura é talvez a condição mais simples que pode ser criada para os tomates em um apartamento na cidade.
Obviamente, geralmente não é tão quente em uma sala de estar aquecida, mas esse parâmetro não vai além dos limites permitidos. Assim, o crescimento do tomate para quando as leituras do termômetro caem abaixo de +10 ° C e a polinização diminui se o ar aquecer para mais de +30 ° C. Quanto à temperatura do solo, aqui o indicador crítico inferior é +13 ° С, o superior é +25 ° С.
Importante! A faixa ideal de temperatura para o crescimento do tomate é de + 20–22 ° C, e durante a frutificação, a planta se desenvolve melhor a uma temperatura de + 26–28 ° C.
Assim, se você não retirar os tomates no inverno em uma varanda sem aquecimento, a planta terá todas as chances de manter a viabilidade, embora ainda seja perdida para o conforto absoluto.
Humidade
Os tomates precisam de solo umedecido em 80-85% e ar com umidade relativa não superior a 65%: a 70% ou mais, a probabilidade de desenvolver doenças fúngicas nos tomates aumenta, além disso, seu pólen fica pesado, perde volatilidade e, portanto, diminui probabilidade de frutificação.
Apesar do fato de que em um apartamento na cidade, o ar seco, em vez de excessivamente úmido, ameaça o tomate, você não deve borrifar as plantas em cima das folhas - é melhor colocar um recipiente com água ou argila expandida umedecida, areia ou outro material absorvente de água nas imediações da panela. Além disso, se possível, não coloque recipientes com plantas próximo ao aquecedor.
Iluminação
A iluminação é o maior problema que uma pessoa pode querer cultivar tomates em um apartamento. O fato é que o tomate não pode dar frutos com pouca luz do dia. As tecnologias modernas para o cultivo de mudas dessa cultura envolvem cobertura 24 horas de mudas nos primeiros três dias, após o que o modo de luz de fundo é reduzido para 18 horas por dia. Aproximadamente os mesmos indicadores devem ser observados no momento do preparo dos frutos e, principalmente, no amadurecimento.
Com iluminação insuficiente, os arbustos de tomate são arrancados, a planta começa a doer e de três flores, no máximo uma pode ser polinizada.
Você sabe Cientistas do Centro de Pesquisa Wageningen (Holanda) realizaram um experimento em 2005: 4 grupos de tomates da mesma variedade foram cultivados sob diferentes condições de iluminação - as plantas receberam 12, 15 e 18 horas de luz por dia e, no último caso, a exposição foi realizada com diferentes graus de intensidade. Os resultados do experimento mostraram que o rendimento dos tomates é diretamente proporcional à quantidade de luz recebida pela planta.
Preparação do solo e colheita de sementes
Os tomates crescem bem em solo solto, leve e enriquecido com matéria orgânica, com uma reação neutra (nível de pH na faixa de 6,5 a 7). Um substrato adequado pode ser selecionado em uma horticultura ou loja de flores ou preparado de forma independente, misturando em proporções iguais solo frondoso, turfa e húmus (você pode usar composto). Se a terra era originalmente argila, pode ser aliviada adicionando areia, perlita ou vermiculita. Para desinfecção e enriquecimento com os necessários tomates de potássio, é útil adicionar um pouco de cinza de madeira à mistura (é melhor usar a cinza de árvores de folha caduca jovens).
Antes do uso, um substrato auto-preparado deve ser descontaminado. Para fazer isso, basta derramar com uma solução fraca de permanganato de potássio, mas você também pode aquecê-lo por várias horas em um forno aquecido a +70 ° C. Além disso, você pode expor o solo a geadas não inferiores a –10 ° C, deixá-lo lá durante a noite, depois aquecê-lo por vários dias e congelá-lo novamente durante a noite (para que os esporos de bactérias e fungos que despertam após o calor sejam completamente destruídos).
As sementes de tomate também precisam ser pré-plantadas. A exceção são os híbridos europeus caros, que passaram por todos os eventos de seleção e fortalecimento na fase de preparação da pré-venda.
As sementes de tomate auto-colhidas ou adquiridas devem primeiro ser classificadas. Para fazer isso, o conteúdo da bolsa é derramado em um copo de água morna, no qual uma colher de sopa de sal é previamente dissolvida. Após dez minutos, todas as sementes que ainda flutuavam na superfície são removidas e, no trabalho futuro, são utilizadas apenas amostras que tenham afundado no fundo.O próximo passo é a desinfecção. Para esses fins, é mais adequada uma solução fraca de permanganato de potássio, mas o suco de aloe, uma solução de peróxido de hidrogênio a 2% ou outros desinfetantes podem ser usados. Nelas, as sementes são mergulhadas por 60 minutos.
Finalmente, o material selecionado e "em conserva" precisa ser nutrido para acelerar o processo de germinação e enraizamento. Os estimuladores de crescimento em variedade são vendidos em lojas especializadas - por exemplo, você pode usar medicamentos como Ovaryaz, Bud, Energen, Zircon, Heteroauxin, Vympel, Kornevin, etc. Sementes preparadas são colocadas em uma solução de qualquer um dos fundos listados e permaneça aquecido durante a noite. Para consolidar o sucesso, você pode colocar sementes entre duas camadas de tecido embebidas em um agente de enraizamento, embrulhar o pacote resultante com polietileno e colocar em um local quente por dois a três dias.
Importante! Endurecimento, que é recomendado para ser realizado antes da semeadura das mudas habituais, tomate interior não pode fazer.
Semeadura e cuidado de sementes
A semeadura do tomate é realizada inicialmente em pequenos recipientes - caixas rasas, caixas ou cassetes especiais para mudas.
Ao semear, você pode usar as seguintes instruções:
- Encha o recipiente com substrato preparado em 2/3.
- Molhe abundantemente.
- Coloque as sementes na superfície. Ao usar cassetes, uma semente é colocada em cada célula; nas caixas, a guia é colocada em fileiras - de modo que a distância entre as sementes adjacentes não seja inferior a 3 cm.
- As sementes são polvilhadas por cima com uma camada de 1 cm de espessura de substrato umedecido.
- A rega do solo não deve ser feita para não aprofundar as sementes - apenas pulverize levemente com água da pistola.
- Cubra o recipiente com papel alumínio e coloque em um local ensolarado e quente para germinação.
Depois que os arbustos ficam um pouco mais fortes (formarão 3-4 folhetos reais, dependendo da capacidade e densidade originalmente selecionadas das mudas), eles são transplantados para vasos para crescimento constante. O volume deste recipiente é uma das condições mais importantes para o cultivo de tomates em ambientes fechados.
As regras de seleção são fornecidas na tabela:
Tipo de tomate | Volume do vaso em litros |
Anão | 2 |
Médio | 4 |
Encaracolado e rastejando (ampelous) | 5 |
Para não danificar o fraco sistema radicular da planta, a melhor maneira de mudar para um vaso permanente é pelo método de transbordo (sem destruir o caroço de terra). Ao plantar sementes em cassetes de mudas, esse procedimento é muito fácil de executar. Se as mudas crescerem em uma caixa comum, você pode usar uma colher de chá, agarrando-a com um pedaço de terra e tentando não prender as raízes dos arbustos vizinhos.
Como cuidar de tomates
O principal cuidado para o tomate em casa é criar para a planta as condições (temperatura, umidade, iluminação), às quais é especialmente exigente. Todas as outras atividades são auxiliares e podem melhorar apenas um pouco o resultado final.
Fertilizantes e rega
Como é necessário regar os tomates “internos” com água da torneira, o cloro é usado para a limpeza, o líquido deve ser preparado com antecedência - para isso a água assenta por várias horas. Além disso, ele precisa ser aquecido um pouco antes do uso. O tomate reage muito mal à água dura; portanto, se houver essa oportunidade, vale a pena estocar água engarrafada ou, pelo menos, chuva ou derreter para irrigação.
Molhar os arbustos deve ser como a camada superior do solo seca. A frequência do procedimento depende da umidade, pode ser a cada dois a três dias ou menos. Você deve tentar derramar água nas bordas da panela, evitando que ela caia no caule. Em primeiro lugar, o risco de danos nas raízes é minimizado dessa maneira e, em segundo lugar, o desenvolvimento de infecções por fungos é impedido.
Importante! A chamada menor rega (no recipiente em que a panela está localizada) não é muito útil para plantas de interior. Este método leva à lixiviação de nutrientes das camadas superiores do solo e ao seu esgotamento.
Quanto à aplicação de fertilizantes, é muito importante não exagerar. Se o solo foi originalmente escolhido corretamente, o tomate terá os nutrientes necessários suficientes para o crescimento e frutificação normais. Cerca de duas semanas após o plantio, uma porção padrão de fertilizante mineral complexo pode ser adicionada ao vaso e, em seguida, o procedimento pode ser repetido no estágio de formação dos frutos, mas, neste caso, concentre-se em elementos como fósforo, potássio, magnésio e cálcio, limitando o conteúdo de nitrogênio na preparação, o que aumenta o crescimento de partes verdes do mato em detrimento da frutificação.
Como polinizar tomates
Um tomate não tem flores masculinas ou femininas: a planta se poliniza. Para que isso aconteça, o pólen das anteras amadurecidas e estouradas deve recair sobre o estigma do pilão. No entanto, se por algum motivo isso não aconteceu, o pistilo começa a se esticar, aumentando a probabilidade de pólen de flores vizinhas.
Em um jardim aberto, esse truque realmente resolve o problema da polinização - isso é facilitado pelo vento e pelos insetos que voam de flor em flor. Mas em uma sala onde o ar está parado e os "polinizadores" naturais estão ausentes, as flores dos tomates caem com frequência sem polinizar. Por esse motivo, ao cultivar tomates em um apartamento ou estufa, você precisa se preocupar com a polinização artificial.
Para polinização artificial, várias técnicas são usadas. Uma delas é criar vento ou vibração artificial. Por exemplo, algumas usinas de sopro com ventilador ou secador de cabelo (neste último caso, o dispositivo precisa ter um modo de sopro a frio). Outros simplesmente agitam suavemente o arbusto para que o pólen de cada flor se espalhe até a distância máxima.Importante! É fácil reconhecer a flor empoeirada pelas pétalas voltadas para trás.
Você também pode agir segundo o princípio das "abelhas": armadas com uma escova fina e macia, passe por cada flor, transferindo o pólen de uma para outra. No entanto, esse método requer grande precisão, pois qualquer movimento descuidado pode danificar o estigma e a flor morrerá.
Formação de arbustos e beliscar
Nem todos os tomates de interior precisam de formação. Em particular, as variedades anãs não requerem esse procedimento. Para todas as outras variedades, é importante remover todos os brotos (enteados) desnecessários a tempo, formando uma planta em um ou dois troncos, dependendo da variedade.
Os enteados são arrancados à medida que aparecem. Além disso, se a planta começa a se esticar para cima ou é claramente incapaz de segurar as escovas de frutas, é necessário construir um suporte para ela e prender os galhos que caem nela.
Muitos jardineiros também recomendam remover a maioria das folhas do mato à medida que a fruta endurece, para que a planta concentre todas as suas forças no amadurecimento da colheita, e não no conjunto de massa verde. Além disso, as folhas podem obscurecer os tomates maduros da luz, cuja quantidade nos apartamentos já é limitada.Importante! Quando a primeira escova de frutas é formada no mato, seu topo deve ser gentilmente retirado. Este truque proporcionará um amadurecimento mais rápido da fruta.
Prevenção de Doenças e Pragas
Uma das principais vantagens dos tomates caseiros em relação aos adquiridos é a confiança de que eles são cultivados sem a ajuda de pesticidas e outros produtos químicos. Portanto, a melhor maneira de prevenir doenças internas do tomate é criar condições ideais para as plantas, bem como desinfecção precoce do solo e sementes antes do plantio.
Apesar do fato de que pragas de insetos e outros patógenos em um terreno fechado parecem surgir do nada, na prática, a infecção ainda pode ocorrer. O patógeno pode permanecer no solo ou nas sementes, ser pego pelo vento de uma janela aberta; além disso, outras plantas de interior e até os habitantes da casa, trazendo microflora patogênica para a roupa, muitas vezes se tornam uma fonte de infecção.
Uma imunidade saudável, que fornece aos tomates a agrotecnia correta de seu cultivo, deve ajudar a planta a lidar sozinha com o problema. Contudo, em qualquer caso, a planta infectada deve ser isolada o mais rápido possível de outros arbustos.
Como tratamento, você pode tentar usar produtos biológicos modernos que não são tóxicos, podem ser pulverizados em ambientes fechados e não interferem no uso da colheita. Exemplos de tais drogas são Fitosporin, Guapsin, Verticilin, Boverin, Bitoxibacillin e outros. Se a recuperação não ocorreu, a planta deve ser descartada; você também não pode usar o solo em que cresceu.Vídeo: Como cultivar tomates no peitoril da janela
Cultivar tomates no peitoril da janela é um procedimento simples. O maior problema que pode surgir nesse caso é a falta de iluminação, porque é para ele que a cultura descrita é especialmente exigente. Todas as outras condições necessárias para o desenvolvimento e frutificação normais dos tomates em uma sala de estar são bem possíveis de criar, por isso é possível o desejo de decorar a mesa do Ano Novo com tomates frescos "caseiros".