A Bósnia e Herzegovina, juntamente com catorze outros países da região do Danúbio, participou do desenvolvimento do programa “SEM Padrões OGM” para a região do Danúbio e se tornou o primeiro país a adotar um Guia OGM nacional.
Em abril de 2019, a Bósnia e Herzegovina se tornou o primeiro país da região a certificar e rotular produtos com a marca de qualidade regional “SEM PRODUÇÃO DE OGM”, e isso confirmou que segue as tendências de produção européia sem organismos geneticamente modificados.
A marca de qualidade “SEM produção de OGM” garante que todo o processo de produção seja monitorado e certificado de acordo com o padrão de OGM para a região do Danúbio.É um sinal único para toda a região e é o resultado de muitos anos de cooperação entre a Associação de Soja do Danúbio, de 14 Ministérios Europeus de Agricultura e Segurança Alimentar na Bósnia e Herzegovina.
Segundo a agência de notícias Paria, os primeiros exemplos bem-sucedidos de certificação e rotulagem “NO GMOs” na Bósnia e Herzegovina foram implementados em cooperação com o Bingo (ovos Bingo) e Bimal (óleo vegetal).