As violetas são plantas de interior bastante populares e, freqüentemente, seu cultivo cresce de um hobby comum para um negócio sério e lucrativo. Muitas pessoas se perguntam como plantar uma violeta e que cuidados adicionais a planta precisa para mantê-la florescendo o maior tempo possível. Este artigo irá revelar os segredos do cultivo bem-sucedido de violetas em casa, como idéias para os negócios e apenas um ótimo hobby.
Breve descrição da planta
Esta planta herbácea pode ser anual ou perene, dependendo do tipo de violeta, das quais existem mais de 400. Possui um rizoma rastejante com raízes finas e quebradiças. Suas folhas podem ter uma forma simples dissecada por cirros com estípulas e parecer visualmente oval ou ligeiramente oblongo. As bordas das folhas podem ser planas ou serrilhadas. As folhas formam uma roseta basal. Sua cor pode variar de acordo com a variedade ou tipo de flor e pode ser de tons claros a escuros de verde. Pecíolos são em forma de coração.As flores violetas são solteiras, bissexuais, com um perianto duplo. Eles podem ser simples ou abertos, as chamadas pétalas "duplas". Todos os tons de violeta não podem ser contados e imaginados, pois os colecionadores fazem todos os esforços para criar novas combinações de cores surpreendentemente bonitas.
No entanto, as cores mais comuns podem ser chamadas:
- branco
- rosa;
- roxo.
Importante! Um sinal de falta de luz é o alongamento das folhas para cima; com uma quantidade excessiva de luz solar, as folhas começam a dobrar-se sobre a borda da panela.
Condições de cultivo
Para uma boa floração das violetas, é necessário criar condições especiais que afetem favoravelmente o processo de seu crescimento e floração.
Iluminação
Essas flores decorativas gostam muito da luz solar, mas suas pétalas delicadas podem sofrer com a luz direta do sol. A iluminação deve ser difusa e brilhante o suficiente, e isso deve ser levado em consideração ao escolher o melhor local para um vaso de flores com violeta. Com base nisso, é ideal organizar as flores na janela sul, oeste ou leste, criando uma leve sombra para elas. Na janela norte, na primavera e no verão, eles estarão bem e confortáveis, mas outras vezes poderão não florescer.O horário de verão para as violetas deve durar entre 10 e 12 horas, o que permitirá uma floração abundante e brilhante. No entanto, esses dados são um indicador médio, pois algumas espécies, por exemplo, com folhas leves, não exigem uma carga tão prolongada de energia solar, enquanto as violetas com folhagem escura exigem um volume maior. Em condições de falta de luz natural, é usado luminescente. A potência da lâmpada deve ser de 36 a 40 watts. Eles são colocados a uma distância de 20 a 25 cm da planta.
Temperatura
O ar na sala onde cultivam violetas deve ser aquecido a uma temperatura de + 20 ... + 23 ° C. Esse regime térmico permitirá que a planta cresça bem e dê florescimento abundante.Se a situação na sala for mais fria, pode ser vista a aparência de uma borda larga e brilhante nas flores, a cor das folhas pode se tornar mais profunda e mais saturada.
Se a temperatura do ar estiver mais quente, por exemplo, no verão, a violeta poderá produzir menos flores, que serão menores em tamanho. A cor verde das folhas fica mais opaca. Variedades com uma característica como manchas podem praticamente perder sua característica distintiva, ou as manchas se tornam opacas e menores em tamanho. Portanto, o clima muito quente ou quente afeta negativamente a aparência da planta.
Você sabe Se você encontrar uma clareira com violetas na natureza, a probabilidade de haver depósitos de zinco no solo é extremamente alta, porque essas flores são reconhecidas pelos "geólogos" do mundo floral.
Para ajudar a planta na estação quente, você pode usar ar condicionado ou um ventilador para ajudar a fornecer uma corrente de ar fresco. No entanto, você deve tomar cuidado com os rascunhos, pois o fluxo intenso de ar frio pode causar manchas e manchas de um tom bege claro nas folhas. A hipotermia completa de uma flor delicada pode destruir seu sistema radicular, enquanto apodrece.
Rega
Para violetas, a água deve ser preparada de uma maneira especial:
- É necessário coletar água da torneira e deixar repousar por vários dias em um recipiente sem tampa, o que permitirá que o cloro evapore.
- A água depositada é fervida para se livrar do excesso de sais.
- Esfrie ela.
O processo de irrigação também merece atenção especial. O fluxo de água deve ser fino, direcionado de forma a evitar o ponto de crescimento, folhas e flores da planta. Você também pode aplicar a rega usando uma bandeja cheia de água, que é colocada sob um pote de violetas, e as raízes da flor absorvem a umidade necessária.
Essa bandeja é colocada por 15 a 20 minutos para evitar a umidade excessiva das raízes. Para violetas, isso é mais desastroso do que uma leve seca. Um sinal da necessidade de regar é seco ao toque da terra em uma panela. A limpeza úmida das folhas deve ser realizada a cada 1,5–2 meses. As folhas são lavadas sob a torneira, eliminando poeira, tentando impedir que a água entre no solo.
Humidade
Para cultivar violetas bonitas e florescendo, para elas é necessário criar condições de alta umidade, o nível mínimo não deve ficar abaixo de 50%. Se a violeta estiver no apartamento, durante a estação de aquecimento, essa condição requer um controle maior, pois os aparelhos de aquecimento e as baterias secam muito o ar.
Para corrigir essa situação, é necessário usar ferramentas e dispositivos improvisados:
- umidificadores;
- coloque recipientes abertos com água perto de radiadores.
A alta umidade é especialmente necessária para folhetos que germinam, processam e transplantam plantas. Para criar as condições mais confortáveis nesses casos, você pode construir uma pequena estufa, cobrindo, por exemplo, um broto de polietileno. No entanto, vale lembrar a necessidade de ventilação, o influxo de ar fresco.
Importante! A umidade não deve exceder 70% e a condensação não deve ser permitida, o que poderia prejudicar a violeta, causando uma doença fúngica.
Como plantar uma violeta
Plantar uma violeta em casa é uma questão simples, embora exija força e atenção. Primeiro de tudo, você precisa descobrir o máximo de informações possível sobre os recursos do tipo de violeta que planeja cultivar.
No entanto, existem regras uniformes que devem ser seguidas:
- cumprimento do momento do desembarque;
- realizar os trabalhos preparatórios necessários;
- preparação de ferramentas para plantio;
- escolhendo o vaso certo;
- preparação do solo.
Tempo de pouso
Dependendo do tipo de material de plantio, o plantio de violeta ocorre:
- de sementes - de agosto a outubro;
- no caso de usar estacas, de maio a julho.
Trabalho preparatório
Antes de iniciar o plantio, é necessário preparar:
- uma panela que é adequada em tamanho e forma;
- recipientes para mudas ou violetas de enraizamento. Para isso, você pode precisar de copos de plástico ou partes de garrafas de plástico;
- composição ótima do solo. Se a opção de compra não puder ser comprada, você deverá cuidar da preparação dos componentes necessários;
- uma lâmpada fluorescente, a fim de fornecer a quantidade necessária de luz para violetas no inverno.
É melhor crescer violeta em uma panela, o que corresponderá às seguintes características:
- forma redonda;
- rasa, quase plana, com até 10 cm de altura;
- o diâmetro da panela deve ser 2-3 vezes menor que o diâmetro da saída, em média é de até 13 cm;
- melhor pegar uma panela de plástico.
Solo
As violetas internas crescem bem no solo, que possui as seguintes características:
- ar, fornecendo acesso de oxigênio às raízes;
- retém a umidade;
- ligeiramente ácido, até neutro, com um pH de 5,5-6,5 para a senpolia.
Para dar ao solo uma estrutura mais leve e respirável, é necessário adicionar ao pote do solo:
- perlita;
- esfagno;
- vermiculite;
- carvão picado.
É necessário plantar a planta em um vaso com uma camada suficientemente grande de drenagem de alta qualidade, que pode ser usada como:
- argila expandida;
- espuma de poliestireno;
- areia grossa do rio.
Para criar o solo com suas próprias mãos, você deve cuidar da presença de tais componentes:
- folha de húmus;
- húmus conífero;
- terra de relva;
- turfa;
- areia do rio, tudo bem.
Deve ser lembrado sobre os fertilizantes necessários para alimentar a planta:
- contendo nitrogênio. Especialmente importante nos estágios iniciais do desenvolvimento das flores;
- com potássio e fósforo na composição, pois contribuem para um melhor enraizamento da planta e um conjunto de forças vitais.
Tecnologia de pouso
As violetas são cultivadas propagando:
- folheto;
- enteados;
- saídas laterais;
- sementes.
A partir do folheto
O cultivo de violetas a partir de uma folha é a maneira mais popular e fácil de propagar essa flor.
Para entender qual folha pode ser usada, é necessário examinar cuidadosamente a planta e selecionar uma folha:
- tamanho médio;
- saudável, sem defeitos e lesões visíveis;
- denso, forte;
- Na cor verde saturada, é melhor ter uma tonalidade mais escura, pois há um maior teor de clorofila;
- a partir da 2-3ª linha inferior da tomada.
Escolhendo a instância apropriada, você deve executar o seguinte procedimento:
- Corte o caule da folha em um ângulo agudo, separando-o da planta mãe. É necessário fazer um corte limpo e uniforme com cortes de 4-5 cm de comprimento.
- Coloque em um recipiente separado com água fria e preparada para que o caule fique na água. Ele é pré-fervido e, em seguida, um comprimido de carvão ativado é dissolvido nele. Com a mesma ferramenta, você pode tratar uma fatia em um violeta.
- O processo deve ser colocado de modo que o pecíolo esteja sempre na água e a folha fique acima da superfície. Para fazer isso, você pode escolher um recipiente para germinação com um diâmetro menor que o tamanho da folha ou colocar uma folha de papel na superfície do vidro, fazer um orifício e colocar uma folha, abaixando o pedúnculo em água.
- Então você precisa criar uma estufa cobrindo um copo de água com um saco de polietileno, o que acelerará o processo de enraizamento.
Vídeo: propagação de violetas de uma folha
A germinação da folha deve ocorrer a uma temperatura de + 25 ° C. Se abaixou, o talo pode começar a apodrecer. Nesse caso, é encurtado, cortando a borda afetada. O plantio com uma folha é feito quando pequenos processos aparecem nas estacas, e uma folha com raízes é plantada no chão. Para iniciantes, essa brotação de folhas deve ocorrer em um pequeno recipiente, depois que a planta está bem enraizada e enraizada, pode ser transplantada para uma panela para cultivo a longo prazo.
Crescer de uma folha sem raízes é o seguinte:
- Os furos devem ser feitos em copos plásticos para melhorar o fluxo de água.
- Despeje uma camada de drenagem em recipientes usando cascalho de argila expandida. Em seguida, uma camada de areia, proporcionando friabilidade do solo. Em seguida, despeje uma camada de solo nutriente com a adição de musgo e vermiculita, proporcionando facilidade e capacidade de passagem do ar.
- Umedeça o conteúdo dos copos.
- Coloque uma folha sem raiz no solo superficial e polvilhe com terra.
De sementes
Antes de começar a cultivar violetas a partir de sementes, você precisa garantir a qualidade da semente, a ausência de pragas e doenças. Essas qualidades, em regra, são possuídas por material comprado em lojas especializadas. Também vale a pena prestar atenção especial à qualidade do solo em que a violeta será plantada com sementes. Ele, assim como outros métodos de cultivo, deve ser nutritivo e arejado. Para a germinação de sementes, recomenda-se primeiro o uso não de vasos, mas de copos plásticos ou pequenos recipientes de plástico.
Você sabe O aroma mais delicado das violetas é usado pelos perfumistas italianos para criar o aroma único “Vera Violetta”. Sua receita tem mais de 150 anos e apenas Parma senpolis é usada para esses espíritos.
O desembarque deve ocorrer de acordo com o seguinte plano:
- Para aeração adicional e melhor germinação das sementes, o solo superficial deve ser peneirado através de uma peneira e, em seguida, tratado com um agente antiparasitário.
- Após a secagem do solo no tanque para plantio, é necessário criar sulcos para as sementes.
- Plante as sementes e polvilhe-as com uma pequena camada de solo.
- Molhe a cama.
Ao plantar sementes em campo aberto, o plantio é realizado desde o final do verão até o início do outono, apenas coletando sementes frescas. O processo ocorre em um período em que as sementes estarão no solo durante todo o outono e inverno, e o aparecimento das primeiras mudas deve ser esperado apenas na primavera, e a primeira floração dessas plantas é esperada apenas no segundo ano. Os canteiros no canteiro devem ser bem soltos, adicionando turfa e húmus, tratados com um agente fungicida, para evitar o aparecimento de doenças fúngicas e parasitas. A colheita de mudas germinadas ocorre a uma distância de 5-7 cm.
Vídeo: cultivo de violetas a partir de sementes
Cuidados com a planta após o plantio
A sala onde são mantidas as mudas e brotos de violetas deve ser:
- sem rascunhos;
- suficientemente iluminado, impedindo o surgimento de luz solar direta;
- quente, com temperatura do ar não inferior a + 15 ° C. Modo ideal + 20 ... + 25 ° C;
- com alta umidade.
Para a planta, você precisa de:
- rega regular, que deve ser recomendada absorvendo a umidade pelas raízes e não diretamente pela parte superior. No verão, diariamente, no inverno - enquanto o solo seca;
- irrigação por gotejamento de uma planta a partir de uma pistola de pintura;
- nutrição regular com nutrientes;
- iluminação adicional, com falta de luz natural na estação fria;
- remoção de flores e folhas desbotadas e secas;
- Gire o vaso de plantas toda semana para criar uma saída simétrica.
Importante! A fim de acelerar o processo de aparecimento das primeiras mudas da casa, após o plantio, os recipientes com mudas são cobertos com um filme ou vidro para criar condições de efeito estufa.
Doenças e pragas de violetas
O cumprimento das condições para o cultivo de violetas é essencial para o crescimento normal e a boa floração.
Portanto, o conteúdo inadequado de flores pode afetar sua aparência e vitalidade:
- folhas rodopiantes com manchas e manchas de bege são um sinal de exposição aos fluxos de ar frio;
- podridão do sistema radicular pode ocorrer como resultado de rega excessiva, bem como hipotermia da planta.
A violação das regras de cuidados e manutenção torna as plantas vulneráveis e pode sofrer dessas doenças infecciosas:
- oídio, que se manifesta na forma de um revestimento leve, semelhante à farinha, nas folhas da violeta. É uma doença fúngica cuja eliminação de antifúngicos, enxofre, é usada. Necessidade de controlar a temperatura e a umidade na sala;
- fusarium - um fungo que destrói o sistema radicular das violetas. Um sinal são manchas marrons nas estacas, folhas que caem, a cor das raízes em preto. Para a luta use fungicidas;
- praga tardia - um fungo que entra na planta através de um pequeno dano. Pode ser reconhecido por manchas marrons nas folhas de Saintpaulia. A doença não está sujeita a tratamento; portanto, é necessário observar o cuidado adequado da planta para evitar sua ocorrência;
- podridão cinza - placa de uma cor característica, que provoca o aparecimento de podridão no violeta. Você pode combater esta doença com a ajuda de fungicidas;
- ferrugem - o aparecimento de manchas de ferrugem, que parecem manchas alaranjadas na parte superior e uma forma ligeiramente convexa na parte inferior da folha. Para eliminar essa doença, são usados fungicidas, pó de enxofre e mistura de bordeaux.
Violetas e pragas terríveis, entre as quais se destacam:
- carrapatos;
- insetos escamados;
- escudos falsos;
- tripes;
- unhas
- nemátodos;
- cochonilha;
- pulgões;
- piolhos de madeira;
- mosquitos e moscas, em particular suas larvas;
- moscas brancas com efeito de estufa.
Para proteger contra a maioria dessas pragas, são usados acaricidas e inseticidas que atuam efetivamente sobre elas, impedindo o aparecimento de filhos subsequentes.
O cultivo de violetas é um processo minucioso que requer a criação de uma atmosfera especial: conformidade com temperatura, umidade e rega. No entanto, a alegria que as flores dão compensa esse trabalho.